A serra do Bussaco tem um valor histórico e paisagístico interessante e o epicentro é a Mata do Bussaco.

Tem mais de uma centena de hectares e está classificada como Área de Paisagem Protegida. Não é apenas resultado da mestria da natureza. É também uma fantástica herança dos monges Carmelitas Descalços.

Jardim junto ao Palace do Buçaco
Jardim junto ao Palace do Bussaco

Arquitectura religiosa, lugares de contemplação, miradouros e, talvez o mais interessante, uma riqueza biológica enorme. Há uma grande variedade plantas, algumas do tempo dos monges como o denominado Cedro do Bussaco que é um cipreste originário do México.

Um dos muitos caminhos no interior da MataO Bussaco foi também o palco da batalha da Terceira Invasão Francesa que parou as forças napoleónicas. Muito deste património pode ser descoberto caminhando pela serra e recentemente foi criada a Grande Rota do Bussaco que envolve os concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova.

Uma das portas de entrada na Mata
Uma das portas de entrada na Mata

É um percurso em estrela e o ponto central é o Bussaco. Cada um dos caminhos oferece perspectivas diferentes conforme testemunha Nuno Canilho, vereador da Câmara da Mealhada e praticante de caminhadas. Na encosta do lado de Mortágua a paisagem é muito influenciada pela área florestal e pela Barragem da Aguieira.

Interior do Museu do Moinho ©Museu do Moinho
Interior do Museu do Moinho ©Museu do Moinho

A de Penacova é marcada pelos moinhos de Portela de Oliveira. A da Mealhada atravessa a vila termal de Luso e os moinhos da ribeira da Vacariça.
Algumas partes do percurso têm espaços urbanos mas a maioria do trajecto é no meio da natureza, em particular na área da Mata. Pelas sombras de árvores muito altas e ao lado de pequenos cursos de água.
site_bucaco_portas_DSCF2556Por vezes vale a pena parar para retemperar forças na subida e para aproveitar miradouros que nos levam quase à orla costeira.

Via Sacra
Via Sacra

Os trilhos têm ainda uma marca histórica e cultural relevante. Caminhamos pela Via Sacra, igual à de Jerusalém, por conventos, casas com fachadas decoradas com pedras, palácios, moinhos e histórias de guerra.

Centro Interpretativo de Mortágua nas Invasões Francesas
Centro Interpretativo de Mortágua nas Invasões Francesas

A começar pelo caminho de Mortágua. Entra-se no espaço onde se desenrolou a Batalha do Bussaco. No lado de Penacova estão os moinhos que apaixonaram Vitorino Nemésio e o museu com o seu nome. No lado da Mealhada destaca-se a arquitectura e as termas de Luso.

paisagem de Luso
Paisagem de Luso

O perfil do percurso é considerado médio – fácil.
O Bussaco tem um microclima que ajuda a criar um ambiente romântico e nos três lugares de partida a gastronomia, como o leitão, a chanfana ou o serrabulho, ajudam a retemperar forças.

Ver: Roteiros no concelho da Mealhada

Grande Rota do Bussaco faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *