A caminho de Manteigas, numa das entradas da serra e já com a altitude nos 521 metros, vamos refrescar-nos no meio da natureza.
site_valhelhas_1303A praia fluvial de Valhelhas é das primeiras a tirar proveito da frescura das águas do Zêzere. O rio aqui ainda é jovem. A nascente fica um pouco mais acima, não muito longe.
site_valhelhas_DSCF5914Um pequeno dique agiganta o ligeiro curso do Zêzere e que se expande por um espelho de água de cerca de duas dezenas de metros de largura.
site_valhelhas_DSCF5896A água é límpida, dá para ver o leito do rio e quem se refresca no meio do espelho de água tem vista para alguns dos pontos mais altos da serra da Estrela. A praia fluvial é procurada por pessoas da região e algumas até de lugares um pouco mais distantes como é o caso de Hélder Machado. “Já alguns anos que venho cá. Sou da Covilhã. A praia para além da Bandeira Azul, tem tido acrescida qualidade ao longo dos anos.”
site_valhelhas_DSCF5895Este ano a praia voltou a ter Bandeira Azul e não é de estranhar porque está inserida no Parque Natural da Serra da Estrela.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=I0B3qog0JKs]

Há várias estruturas de apoio e regista-se um forte empenhamento local para que o espaço esteja organizado. site_valhelhas_DSCF5887Destaca-se um jardim. muitas árvores que nos protegem do sol, alguns bares, o parque de campismo e o estacionamento que é no campo de futebol. site_valhelhas_DSCF5894Outra preocupação que sobressai é da acessibilidade para todos, como é notório na ponte pedonal de madeira que passa por cima do Zêzere e nos oferece uma visão de conjunto da praia e do meio natural envolvente.
site_valhelhas_DSCF5890O espaço é amplo e dentro de água há recantos com pouco uso, essencialmente a montante do espelho de água. Testemunha Hélder Machado, na “segunda vez que venho este ano, e tem estado bom. Por vezes está à pinha. Mas dá para relaxar. Dá para a família vir passar um dia ou para aproveitarmos apenas uma tarde. É bom na mesma.” site_valhelhas_1300A temperatura da água, “normalmente, é fria.”
A época balnear termina a 30 de Agosto e a visita pode prolongar-se ao espaço urbano. site_valhelhas_DSCF5925Valhelhas já foi sede de concelho e o pelourinho no meio da praça testemunha-o. Além de algum património religioso, num passeio pelas ruas descobrimos também várias casas senhoriais.

Roteiro no concelho da Guarda

Hélder Machado
Hélder Machado

Praia fluvial de Valhelhas: a banhos na serra da Estrela faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Roteiros no concelho da Guarda

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *