São cinco as Aldeias de Xisto na serra do Açor. Vila Cova de Alva, Benfeita, Fajão, Sobral de S. Miguel e Aldeia das Dez. No entanto, a aldeia mais associada ao xisto é Piódão. Pertence à rede de Aldeias Históricas e terá conquistado o lugar por razões políticas. Independentemente das organizações a que pertencem, o mais indicado é inserir Piódão neste roteiro do xisto pela serra do Açor.
site_cabecalho_piodao_vista1bPiódão faz parte de modo natural do roteiro do xisto na serra do Açor. Devido ao material utilizado nas casas, à arquitetura tradicional e ao modo de vida da comunidade local.
O património é relativamente semelhante ao das outras aldeias de xisto.

siteG_piodao_vista1cAté no destaque da igreja em relação ao resto do casario por estar rebocada e pintada de branco.
Outros elementos comuns são a pastorícia, a eira e outros espaços comunitários e o aproveitamento dos cursos de água que agora, após a desertificação e a chegada do turismo, são aproveitados para praias fluviais.

siteG_piodao_ribeiraA de Piódão fica no fundo do vale, é bonita e fresca, mas não se compara com a pérola que é Foz d’Égua. Fica próximo do Piódão e há percursos pedestres que ligam os dois lugares.

siteg_foz_egua_vista_ribeiras1aFoz d’Égua é espetacular com a junção das duas ribeiras e o enquadramento natural. É obrigatório fazer a subida pela encosta até ao pequeno santuário. Só a vista justifica o esforço.
Aqui tem mais informação sobre Piódão (recomenda-se visitar extra Agosto) e Foz d’Égua.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=MQPePvgM5mE]

Uma outra vista espetacular para o Piódão e Foz d’Égua é no cume do Monte do Colcurinho.

site_monte_colcurinho_1543
Vista do Monte do Colcurinho

É um dos pontos mais altos desta zona da serra do Açor e oferece-nos uma vista que vai da Figueira da Foz à zona espanhola de Salamanca. Fica a cerca de 10 km de Piódão e é uma das ligações à serra da Estrela. Leva-nos para outra Aldeia do Xisto, a Aldeia das Dez.

siteG_santuario_preces_1569
Santuário de N. Senhora das Preces

No caminho passamos ainda pelo Santuário de Nossa Senhora das Preces. As paisagens, o património natural e religioso obrigam a uma paragem.

siteG_penedo_saudade_DSCF6561
Penedo da Saudade – Aldeia das Dez

Aldeia das Dez é também conhecida pelos seus miradouros. Dentro da aldeia e na estrada de acesso, como é exemplo o Penedo da Saudade. No entanto, vai ter uma surpresa porque, apesar de ser uma Aldeia do Xisto, rareia esta pedra e domina o granito.
Aqui tem mais informação sobre Aldeia das Dez
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Xzn4fMsmo5Y]

O percurso seguinte é outra surpresa. Descemos até à Ponte das Três Entradas e acompanhamos a ribeiro de Alvoco, em sentido contrário ao seu percurso.

site_vide_DSCF3710
Vide

Em Vide há caminho de regresso a Piódão e pode seguir o rasto de gravuras rupestres (Em Chãs de Égua há um centro interpretativo). A sugestão é seguir em frente, entre o sopé da Estrela e do Açor. Cerca de uma dezena de quilómetros depois de Vide encontra um desvio para o Poço da Broca.

site_poco_broca1_hdr
Poço da Broca

É uma praia fluvial com várias cascatas que oferece momentos de relaxe.
Regressamos à via principal e seguimos para Sobral de S. Miguel. Um pouco antes de chegarmos, na encosta, faça uma paragem e contemple de longe a aldeia.

site_cabecalho_sobral_hdr2O olhar acompanha a ribeira de Porsim, a zona antiga e de xisto e descobrimos o segredo de S. Miguel. Um passeio nas ruas estreitas que desaguam na ribeira, a descoberta do moinho e da fonte são visitas obrigatórias.
Aqui tem informação detalhada sobre Sobral de S. Miguel.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=dIqyyGf0ZhY]

O regresso a Piódão não é longe, mas é um pouco demorado porque voltamos a estradas apertadas e com muitas curvas.

O percurso seguinte é para o outro lado da serra do Açor, para os concelhos de Arganil e Proença a Nova. Vamos andar pelas Aldeias do Xisto de Vila Cova de Alva, Benfeita e Fajão. No entanto, muitas outras localidades mereciam igual mérito, em particular devido ao património natural.
Vamos a um dos rios que marca esta região, o Alva, e que oferece frescura, paisagens interessantes e praias fluviais em várias localidades a visitar, como por exemplo, Coja e Arganil.

site_cabecalho_vila_cova_alva_miradouro1aO destino é Vila Cova de Alva. Na estrada, um pouco antes da entrada na aldeia, tempos de parar e assistir a uma das paisagens mais deslumbrantes desta zona: o rio Alva a passar entre Vila Cova de Alva e Vila Cova da Beira. A primeira faz parte do concelho de Arganil, a segunda integra o município de Oliveira do Hospital. A passagem é feita pela ponte da “alminha” e junto ao rio aproveita-se a praia fluvial.

Convento de Santo António em Vila Cova de Alva
Convento de Santo António em Vila Cova de Alva

Vale a pena um passeio por Vila Cova de Alva e descobrir solares, chafarizes e património religioso.
Aqui pode ver mais informação sobre Vila Cova de Alva.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=-Zhz8Aa8Y9c]

Benfeita é, nesta zona do Açor, das aldeias mais conhecidas.

site_benfeita_DSCF1126Por ser um lugar de passagem, pela torre (o sino, todos os anos, a 7 de Maio, dá 1620 badaladas, tantos quantos os dias da Segunda Grande Guerra) e por estar próximo da Mata da Margaça e da Fraga da Pena.

Fraga da Pena
Fraga da Pena

Em Benfeita também nos podemos refrescar, numa praia fluvial, após a junção das duas ribeiras. É igualmente interessante um passeio na área mais antiga da aldeia.
Aqui encontra mais informação sobre Benfeita
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=54-PM3Plptc]

Terminamos em Fajão. Está escondida na serra do Açor e é o centro do círculo definido por Pampilhosa da Serra (a sede de concelho), Piódão, Arganil e Góis.

site_fajao_1780Está protegida por uma encosta da serra e por cristas quartzíticas. Uma parte significativa da aldeia foi restaurada com o xisto a ficar à mostra. Tem dois museus, um ótimo restaurante e piscinas que funcionam como um miradouro para a aldeia e a serra.

site_fajao_piscinas_1819Há vários caminhos pedestres e aproveitamento de cursos de água para lazer.
Aqui encontra reportagem sobre Fajão.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=X6bQYdupnCw]

Na serra do Açor as deslocações devem ser feitas com tempo. Não é apenas pelo caminho sinuoso. É também pelas paisagens enormes que envolvem vales com vários quilómetros de profundidade e com pequenos aldeamentos dispersos nas encostas.

site_fajao_hdrContemplar a vista e o esforço humano para garantir a sobrevivência em lugares tão recônditos.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *