Em Mortágua a gastronomia vai ao forno com a História e resulta um prato mais apreciado pelo sabor do que pela veracidade do tempero. O contexto histórico são as Terceiras Invasões Francesas e a passagem no concelho de vários exércitos.
site_mortagua_invasoes_DSCF5408 “A partir de do dia 22 de Setembro de 1810 passaram as tropas francesas a caminho da Batalha do Bussaco. Voltaram a percorrer o território de Mortágua na retirada. Os ingleses também passaram por aqui. Mortágua foi um lugar de passagem e também de destruição a que foram sujeitas as populações.” Conforme conta Teresa Branquinho, responsável da Biblioteca Branquinho da Fonseca em Mortágua, os soldados deixaram um rasto de destruição com muitas pilhagens.

Lampantana.  ©lampantana.pt/
Lampantana. ©lampantana.pt/

Agora, passamos à segunda parte da história, aos temperos com imaginação, para chegarmos à lampantana. “Há memórias e tradição oral de que terá vindo dessa altura a Lampantana, a carne de ovelha que é confecionada com vinho, que noutros locais se chama chanfana. Mas nada disso está provado.”
site_mortagua_invasoes_DSCF5404A carne foi na altura confecionada com vinho porque os populares envenenaram as nascentes de água como retaliação aos saques do soldados. Sem água, tiveram de recorrer ao vinho mas em quantidade acertada. A carne de ovelha vai ao forno de lenha numa caçarola de barro e o vinho deve apenas cobrir a carne. Nem mais nem menos.

Lampantana. ©lampantana.pt/
Lampantana. ©lampantana.pt/

O prato é servido com batatas com pele e grelos cozidos. Uma das oportunidades para o provar é neste fim de semana. Se tiver igual interesse pela História das Invasões pode ainda visitar o Centro Interpretativo Mortágua na Batalha do Bussaco onde encontra informação pormenorizada sobre a passagem dos militares para a Guerra do Bussaco.
site_mortagua_invasoes_DSCF5405Outra possibilidade é dar um passeio aos moinhos que foram postos de comando. O moinho da Moura foi o comando do general Massena e o moinho da Sula foi do exército angloluso.
siteg_bucaco_ermida_dscf2620As caminhadas podem prolongar-se até ao sopé da serra do Bussaco e fazer a “Grande Rota do Bussaco
Lampantana “cuisine” faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *