Um dos doces regionais do Alentejo mais simples de fazer e que casa bem com um café ou um chá são as popias. Os ingredientes base são a habitual farinha de trigo e a massa leva um pouco de vinho branco. Tem um formato de argola.
site_popias_3151Encontramos no Alentejo com uma grande diversidade de sabores. Canela, erva doce e também são comuns as popias brancas como as que encontrei numa padaria de Castro Verde e que a Laura descreveu: “são pintadas com açúcar. Temos ainda as de espécie e de azeite. São as mais típicas desta região de Castro Verde.”

site_popias_135524As que mais gostei foram as de espécie que são conhecidas em outros lugares como alconcoras. Têm uma cor amarelada em volta e no interior a massa é castanha, mais granulada e com sabor a especiarias.
site_popias_3153Em Castro Verde fazem concorrência a outros doces locais muito afamados como a queijada de requeijão, que tem uma casa especializada, e os folhados de gila. “São os doces mais tradicionais de Castro Verde. O mais doce é o folhado de gila apesar de a popia branca também se muito doce porque é pintada com o açúcar..”

site_castro_verde_popias_135414Em qualquer pastelaria ou café de Castro Verde encontra estes doces regionais. No entanto, não se admire se em alguns lugares, em especial no Verão, encontrar esgotadas as queijadas de requeijão.
Popias alentejanas faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *