Uma praia na Foz do Sabor a peixes do rio

A praia fluvial de Foz do Sabor tem tudo para um dia bem passado. Água fresca, sombra, comida tradicional e uma bela paisagem.
site_foz_sabor_0437A aldeia Foz do Sabor é pequena, fica a cerca de uma dezena de quilómetros de Torre de Moncorvo e é conhecida pela gastronomia – os peixes do rio e as migas de peixe – e pela praia que aproveita um imenso espelho de água, quando o rio Sabor de junta com o Douro.
site_foz_sabor_0431É um relvado grande com estruturas de apoio e muitas árvores cuja sombra é aproveitada pelos veraneantes. Diz Vanessa Dias, que aproveitava uma dessas sombras mais a filha, que a água não é muito fria. “Na época mais quente, por exemplo em Julho, é amena”.
site_foz_sabor_0447Vanessa mora em Torre de Moncorvo e referiu-me ainda que em Agosto é hábito haver muita afluência, principalmente de emigrantes. “Eles vêm muito para aqui. Aqui há turismo rural e há restaurantes onde servem os tradicionais peixes do rio, migas de peixe. Dá para passar aqui um dia sossegado.”

O Vale da Vilariça, onde se situa a praia e o leito do percurso final do rio Sabor, é uma vasta falha tectónica preenchida por aluviões dos rios e ribeiras. A praia fluvial não é exceção, tem algumas pedras e, por isso, e convida mais a nadar. “Colocaram alguma areia mas já foi saindo.”
site_foz_sabor_0442O Vale da Lagariça é muito fértil e todos os pedaços de terra são aproveitados para a agricultura. A vinha tornou-se dominante nesta região, mas ao longo da margem esquerda do Sabor vemos pequenos espaços agrícolas diversificando a paisagem que é muito bonita. “Sim, as pessoas têm hortas à beira do rio, ali há uma quinta.
site_foz_sabor_0440A vinha é da Quinta de Vale de Meão se não me engano.” É onde se produz um dos vinhos portugueses mais afamados e a quinta acompanha o rio Douro que faz aqui um meandro. Parece de propósito, para vir ao encontro do rio Sabor.
site_foz_sabor_0430A confluência dos dois rios permitiu à aldeia de Foz do Sabor ter tido um porto fluvial que serviu de entreposto para esta região de Trás os Montes.
site_foz_sabor_0436Uma das rodovias estruturantes acompanha o Vale da Lagariça e parte do percurso é ao lado do rio Sabor. Além da bonita paisagem, quem segue no IP2, pode ainda escapar ao estio que habitualmente aqui é muito quente, com uma breve escapadela à Foz do Sabor.

site_foz_sabor__0439Uma Foz com Sabor a fresco e peixes do rio faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo