Surpresa!. Nada faz esperar uma praia fluvial, um curso de água fluido em pleno verão e um ambiente de lazer e fresco, perante a aridez da serra. site_castelo_novo_praia_DSCF6068A praia fluvial Castelo Novo é um oásis na serra da Gardunha.
Quando nos aproximamos de Castelo Novo sentimos a secura da serra. A Penha e um manto granítico e seco que preenche a encosta e a assemelham a uma superfície lunar.
site_castelo_novo_praia_DSCF6073No entanto, mesmo à entrada da aldeia histórica, junto à ponte da ribeira de Alpreade, tudo muda. Surgem vários patamares com água a correr e gente a refrescar-se ao longo da encosta. site_castelo_novo_praia_hdrA praia “foi remodelada há cerca de 6 anos e tem tido mais turistas”. Foram adaptados dois poços no leito da ribeira. “Um com mais profundidade e outro mais para crianças. Foi também aumentada a relva para as pessoas poderem estar e haver mais espaço. Nesta altura de Covid há medidas que foram tomadas para ser uma praia mais segura.”, detalha Bruno Reis residente em Castelo Novo.
site_castelo_novo_praia_DSCF6059O verde vivo dos relvados e a frescura da água contrasta com a serra árida. Até no ambiente. Ao silêncio do granito das ruas e das casas senhoriais, igrejas, chafarizes e das torres de Castelo Novo, contrapõe-se a animação na praia fluvial que foi adaptada para toda a família. site_castelo_novo_praia_DSCF6083O sucesso da praia projeta uma ambição maior, como diz Bruno Reis: “há um projeto para um terceiro poço mas ainda não está em vias de ser concretizado. Caso o seja, é uma mais valia para as pessoas que procuram a praia fluvial”. O objetivo é aumentar a lotação porque “Acho que já começa a ser pequena”.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=mAMqO3POea0]

A água é cristalina, corre com alguma abundância e até vemos peixes. Na dúvida se a água é fria Bruno Reis foi evasivo: “é fria…é agradável. Podemos dizer que é agradável.”A praia fluvial tem um bar e serviços de apoio.
site_castelo_novo_praia_1414É possível descobrir outros recantos subindo a encosta pelo relvado até uma ponte. Outra possibilidade é na visita ao magnifico património de Castelo Novo. site_castelo_novo_praia_1417Na subida fazemos uma paragem no miradouro das Alminhas e contemplamos a paisagem. A serra da Gardunha e a ribeira a colorir de verde o vale e a encher o ambiente com o som de pequenas quedas de água.
site_castelo_novo_praia_1418A nascente da ribeira fica a noroeste de Castelo Novo. “Ela corre de uma nascente e há barragens que armazenam a água e que permite haver água nos poços da praia, que ainda são fundos. O verão é mais agradável e a água tem melhor qualidade”. site_castelo_novo_praia_DSCF6058A quantidade de água varia no verão. “Nos últimos anos, com a falta de chuva, tem sido complicado. Este ano está a ser bem.”
A ribeira segue depois por uma extensão de cerca de 30 km até se juntar ao rio Ponsul, afluente do Tejo.

site_castelo_novo_praia_DSCF6062Com esta praia fluvial até o Castelo fica Novos faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Ver Roteiros no concelho do Fundão

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *