A Aldeia Presépio perdeu algum do seu encanto porque as ruas estão cheias de visitantes.

Turistas no Piódão
Turistas no Piódão

O espírito de uma aldeia isolada, histórica, inserida num belo contexto paisagístico na serra do Açor foi fortemente condicionado por hordas de turistas.

De todas as aldeias de xisto, o Piódão foi, talvez, a que teve mais sucesso e isso também tem um custo.

Vista do Piódão
Vista do Piódão

Apesar disso, o Piódão merece uma visita, preferencialmente fora do Verão. Já lá estive a dormir no Inverno e adorava acordar de manhã com um nevão.
A disposição das casas de xisto a subir a encosta íngreme, com os telhados de lousa cobertos de neve e com algumas luzes acesas ao cair da noite, torna a vista da aldeia um postal ilustrado.

Piódão - casas agrícolas
Piódão – casas agrícolas

A pastorícia dos tempos dos lusitanos até um passado recente marcou a economia frágil do território, aproveitando os amplos espaços verdes e fluxos de água.
O isolamento no meio da serra só foi quebrado pontualmente com mosteiros, seminários e alegados foragidos à justiça.

Casas de xisto junto à Ribeira
Casas de xisto junto à Ribeira

Neste contexto, Piódão preservou o seu património e ainda hoje é possível estar na Eira e ver gravações nas pedras de votos de boas colheitas. O registo de espaços e tarefas comunitárias foi uma das marcas desta região e ainda se verificam alguns vestígios.
Percorrer a aldeia é um passeio fácil e interessante.

Igreja Matriz
Igreja Matriz

Conseguem-se ver rapidamente os pontos mais conhecidos como a Capela de S. Pedro, com a estátua do santo do século XVI, ou a Igreja Matriz com a sua traça e cores disruptivas em relação a toda a área envolvente.

Passagem pela ribeira
Passagem pela ribeira

O mais interessante é caminhar calmamente nas ruas sinuosas, descer ao vale da ribeira, ver a Levada ou os gatos a esgueirarem-se por debaixo das portas.

Escadaria a caminho da ribeira
Escadaria a caminho da ribeira

Nos dias de calor, uma opção é refrescar-se na praia fluvial com o fluxo de água da Ribeira do Piódão. Esta praia recolheu este ano (2017), mais uma vez, a classificação de Bandeira Azul.
Outra possibilidade é fazer uma caminhada de 3km e depois tomar banho na Foz d’Égua, um encanto da natureza com a junção da ribeira do Piódão com a das Chãs.

Piódão visto do caminho para Foz d’Egua
Piódão visto do caminho para Foz d’Égua

Uma outra alternativa, esta sem dúvida das mais interessantes, é ficar alojado numa das casas e vivenciar o anoitecer no interior da aldeia. Só com os habitantes.
É nesta altura que se sente o isolamento, que se percebe melhor a vida comunitária e que se tira prazer da autenticidade do Piódão.

Interior da aldeia com as casas de xisto
Interior da aldeia com as casas de xisto

O Piódão pertence ao roteiro das Aldeias históricas de Portugal, está classificado como Imóvel de Interesse Público e fica a 41 km de Arganil.

Piódão só é Presépio em época baixa faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e pode ouvir aqui.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *