O Cais Palafítico da Carrasqueira é um fascinio para os apaixonados de fotografia. Fica na Reserva Natural do Estuário do Sado, próximo da Comporta e é um dos lugares mais visitados do concelho de Alcácer do Sal.
O cais estende-se pelo lodo e pela água do rio, tem ainda uma extensão considerável e está rodeado de um horizonte aberto, cheio de luz.
É um dos sítios mais procurados para catálogos de moda. Rita Torres, coordenadora do Turismo da Câmara de Alcácer do Sal diz que é um cenário natural muito procurado para produções de moda das maiores marcas nacionais.
O por do sol é também muito procurado e há quem passe largos minutos a escolher com alguma antecedência o lugar mais indicado para conseguir um lindo espelho de cores de tom laranja na superfície da água ou do lodo
A beleza e o fascínio da moda que se procura no Cais Palafítico da Carrasqueira contrasta com a pobreza das gentes que o construíram em meados do século passado.
A escolha era difícil. Entre a dureza do trabalho nos arrozais ou o escasso rendimento que se conseguia no rio, para além do lodo do sapal que forma aqui uma imensa península, quase sem árvores.
Foi por isso que os pescadores foram prolongando o cais pelo estuário num emaranhado crescente de estacas e tábuas de madeira que exigem atenção aos visitantes porque o piso costuma estar desgastado. Em breve pode ser renovado na sequência de uma decisão tomada pela Câmara de Alcácer.
Cada passadiço dá pelo menos para dois ancoradouros e é frequente ver pessoas a tratar das redes, limpar os instrumentos de pesca ou a transportar os bivalves para o cais.
A construção do cais com estacas e tábuas permite uma utilização quase permanente. Se a maré está cheia pode-se ancorar junto ao cais. Na maré vazia a extensão do cais permite alcançar uma linha de água que leva o barco até ao rio.
Nos últimos anos aprofundou-se a preocupação ambiental e a preservação do estuário. Há, por exemplo, projetos que envolvem os mariscadores que costumavam deixaras embalagens de sal e que agora já as retiram.
Há também as Guardiãs do Sado. Duas mulheres, pescadoras, que zelam para evitar redes perdidas no rio e com isso manter a presença dos golfinhos. Elas continuam a pescar mas retiram igualmente as redes ou outros objetos que tenham sido esquecidos.
Em terra uma das maiores alterações teve a ver com o aumento da procura turística e de experiências.
As antigas casas de colmo onde dormiam os trabalhadores sazonais da Herdade da Comporta são agora casas de alojamento para turistas. Algumas mantêm o chão de areia mas o conforto não tem seguramente comparação com as condições extremamente difíceis em que trabalhavam, além das inúmeras doenças.
Ver aqui galeria de fotos e aqui percurso pedestre
Fotografar no Cais Palafítico da Carrasqueira faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Fotografar no Cais Palafítico da Carrasqueira, pode ouvir aqui.