Penedo Furado é um dos lugares mais conhecidos do concelho de Vila de Rei devido à praia fluvial. Em particular no Verão. A corrente da Ribeira do Codes refresca o ambiente e funciona como um oásis.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=x4Q6Y7bopxQ&w=560&h=315]
A água é límpida e corre por um vale com duas pequenas comportas. A corrente não é forte, o curso de água tem pouca altura e por isso é um lugar calmo para crianças.
Os adultos fazem uma caminhada dentro de água o que ajuda a refrescar.
Rita Francisco mora próximo da praia e já conhece a rotina dos visitantes, além do mais trabalha no bar da praia que tem ainda outras estruturas de apoio e está arborizada. Até areia é colocada na zona de lazer para a tornar mais cómoda.
Muitas pessoas usam a praia como ponto de partida para caminhadas. Molha-se os pés, refresca-se e depois é partir
Há vários roteiros e pode-se fazer a caminhada sem guias. Um dos percursos é junto à ribeira e leva-nos a um dos lugares mais procurados e onde se pode tomar banho. São as piscinas com quedas de água.
Outro trilho é até à zona de Bufareiras onde também há várias quedas de água.
A maior parte destes percurso são pelas serras e ao longo dos cursos de água. Quem preferir andar pela estrada tem dois sítios magníficos onde é obrigatório parar. O primeiro é Miradouro das Fragas do Rabadão. Pode-se ver uma via sacra com estátuas colocadas perto de penhascos e um santuário.
O outro é o Miradouro do Penedo Furado que empresta o nome à praia fluvial. É um rochedo enorme que está saliente na encosta, como uma escarpa. Muito alta.
Mal sabemos nós que o penedo é quase oco porque tem na parte debaixo uma enorme concavidade.
Só o percebemos quando descemos em direcção à ribeira e à praia. Do alto do miradouro temos uma vista ampla das serras, da albufeira de Castelo de Bode, da zona das piscinas e das cascatas e olhando quase na vertical vêm-se as pessoas na praia fluvial.
Entre o penedo furado e a ribeira está um fóssil com cerca de 500 milhões de anos.
Chamam-lhe a Bicha Pintada e tem cerca de 30 centímetros de espessura. Felizmente não é fácil o acesso.
O miradouro de Penedo Furado faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, O miradouro de Penedo Furado, pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: