A serra da Marofa é o ponto mais alto das terras de Riba-Côa.

O cume atinge os 975 metros de altitude e é visível de vários concelhos vizinhos.
site_marofa_cristorei_7875A Marofa não é muito extensa. Estende-se por cerca de 10 km em forma de cone. site_marofa_7859É a vizinha de Castelo Rodrigo e serve como excelente miradouro para as serras que escondem o rio Côa.
A visão alcança uma sucessão de montanhas cujo brilho se perde no horizonte.
site_marofa_7866Como sucede em muitas outras elevações desta região, por estar mais próximo do céu, construíram capelas no cume das serras.

Na Marofa foi muito mais do que isso. Juntou-se a altura da Marofa à forte devoção que na altura, em meados do século passado, existia em relação a site_marofa_7869Nossa Senhora de Fátima e construíram um santuário. Alminhas, capelas, gruta, mistérios do rosário… “a capela de N. Srª de Fátima, a Via Sacra. Tudo no tempo do Sr. Padre Canário . Foi ele que mandou fazer a Via Sacra”. Os pormenores foram acrescentados por Maria do Carmo que vive na bonita aldeia histórica de Castelo Rodrigo.

Capela do Santuário
Capela do Santuário

Na sua casa ainda guarda uma fotografia da inauguração da capela em 13 de Agosto de 1947.
Foi paga com dinheiro do povo e na primeira festa acenderam uma fogueira no alto da Marofa para ser vista em toda a região.
site_marofa_cristorei_DSCF0859Este ritual continuou durante vários anos e a fogueira até foi antecipada para o dia 12 de Agosto. O pai do senhor Sebastião acendia três fogueiras. Uma em direção a Almeida, outra para Pinhel e a terceira era vista em Figueira de Castelo Rodrigo. Era o anúncio da festa.
site_marofa_DSCF0858Hoje há menos gente a ir à romaria que mudou para Maio. No entanto, continua a reunir féis de vários concelhos vizinhos. “Fora da festa há quem faça promessas e vai lá rezar a Nossa Senhora.”
Durante o ano, talvez, a maioria dos visitantes vai ao alto da Marofa por causa da vista. E há uma perspetiva que todos registam.
site_marofa_cristorei_7868Um enorme Cristo-Rei com 6 metros de altura e de granito. Está à beira de uma ravina de braços abertos virado para o imenso planalto que abrange Figueira de Castelo Rodrigo, a albufeira da barragem de Santa Maria de Aguiar e Espanha.
O Cristo-Rei abraça as gentes de Riba-Côa e as dezenas de antenas, um pouco acima, garantem as comunicações.
CruzeiroHá ainda um cruzeiro. Foi colocado em 1949 quando a Câmara Municipal concluiu o caminho de 4km até ao alto da serra. Mesmo com a estrada muitas pessoas faziam-se transportar por animais. “Primeiro íamos de burro, mais tarde passamos a ir de machos. Não havia carros como hoje. Fora do período da festa íamos nove raparigas, na altura das novenas. Ao santuário da Marofa ou à igreja do convento de Santa Maria de Aguiar”.

Convento de Santa Maria de Aguiar
Convento de Santa Maria de Aguiar

Maria do Carmo refere um convento que não é distante e que constitui um dos mais ricos testemunhos da Ordem de Císter em Portugal. Uma visita imperdível.

Via Sacra
Via Sacra

Regressamos à Marofa para um caminho que é único pelo seu enquadramento natural e pelas pequenas construções em pedra.

A interessante composição da Via Sacra com a crista quartzitica e as antenas
A interessante composição da Via Sacra com a crista quartzitica e as antenas

São nichos que representam a Via Sacra e, de certa forma, com a sua rusticidade e o esforço da subida íngreme reforçam a ideia de sacrifício, físico e espiritual.

Interior da capela
Interior da capela

A capela no Santuário é muito diferente. É toda branca e é muito simples a decoração do interior. Na fachada tem inscrita a data da inauguração.

Maria do Carmo
Maria do Carmo

Um abraço da altura da Marofa faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *