Barbelote fica escondida na serra de Monchique, a poucos quilómetros do alto da Fóia. A aldeia com cerca de uma dezena de casas está abandonada. É acompanhada por uma ribeira que pouco depois se despenha numa enorme queda de água.
Barbelote está numa encosta muito inclinada, escondida num vale profunda e envolvida por um ambiente absolutamente natural. Talvez por isto, foi comprada para um projeto turístico, mas que não se concretizou. Quando a visitei era a base de um acampamento de turistas nacionais.
O casario já está quase todo em ruína, está no alto de uma encosta e acede-se a pé, por um caminho estreito. De carro chega-se apenas à encosta em frente, por uma estrada de terra batida. No vale, entre as duas encostas, há vegetação mais densa e é o leito da ribeira que se vai projetar, um pouco mais adiante, numa cascata que, segundo a informação turística oficial “é, talvez, um dos maiores tesouros da serra de Monchique”.
Marcelino, guardador de vacas, que encontrei no alto da Fóia e que conhece bem o lugar, ajuda a descrever a cascata que “é muito alta. Tem água todo o ano. Água fresquinha para beber. Nunca seca. Está sempre água a correr da rocha para baixo. É um ribeirão grande.
Há quem almoce por lá e tome banho na cascata. Milhares de gente! A água é fresca, boa. Costumo ir para lá, conheço aquilo tudo. Tenho 150 vacas.”
A cascata é de facto muito alta, com mais de uma dezena de metros. A água despenha-se entre arbustos, numa falha da rocha e provoca um pequeno espelho de água. O lugar é estreito e, junto ao pequeno espelho de água, não conseguimos ver o alto da cascata.
O problema é lá chegar. Deduzimos o local pelo som da água, mas a encosta é muito inclinada e o caminho com pedras é instável. O mais indicado é observar a queda de água a meio da encosta. Daqui também podemos reparar como a aldeia se encontra localizada no cimo do maciço rochoso que depois se transforma em escarpa. Como se Barbelote fosse a varanda da cascata.
Na serra de Monchique há um percurso pedestre que percorre as três cascatas e a de Barbelote é a de maiores dimensões e com maior probabilidade de ter água durante todo o ano.
É a cascata que dá vida à aldeia abandonada de Barbelote faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: