Numão é uma freguesia do concelho de Vila Nova de Foz Côa e tem um magnifico castelo com uma história trágica. Por várias vezes foi reconstruído e outras tantas sofreu forte destruição. Pela guerra dos homens devido à sua posição estratégica ou pela fúria da natureza como no terramoto de 1755.
O castelo é oval e muito grande. As muralhas estão em cima de um morro de pedra na Serra da Lapa a quase 700 metros de altitude.
Ao longe, quando nos aproximamos da aldeia, temos de imediato a percepção de como é enorme.
Quando atravessamos uma das quatro portas do castelo temos uma nova perspectiva com a linha oval das muralhas que se erguem ao céu.
Assentam na irregularidade das rochas mas as muralhas mantêm o prumo em linha recta e revelam ainda a intenção de protegerem a torre de menagem, a cisterna e a igreja de Santa Maria.
A torre de menagem foi reconstruída, a cisterna é muito larga, parece profunda e continua a ser uma abundante fonte de água. A igreja está em ruínas.
Oliveiras e amendoeiras ocupam o terreno em socalcos e que foi terra de residências e lugares de ofícios durante séculos. Até meados do século XVI.
Com a decadência a povoação foi viver para o sopé da montanha.
A acentuar o crepúsculo de Neimão, que na idade média se chamaria Nonian, uma das suas freguesias, Freixo de Numão, emancipou-se e até lhe roubou a sede concelho.
Do castelo de Numão conseguimos ainda ver outras fortificações: os castelos de Ansiães, Castelo Rodrigo, Castelo Melhor, Ranhados e Penedono.
Trabalhos arqueológicos revelam a origem de Numão três milénios antes de Cristo e há indicações da existência de um castro lusitano no mesmo local onde os árabes construíram o castelo. A primeira referencia da fortificação é de 960.
Na luta da Reconquista o castelo foi várias vezes destruído. Na época medieval, com D. Sancho I, houve mais uma reconstrução. No século XVIII, após o terramoto, teve nova reconstrução.
O abandono foi degradando as torres e a muralha e em 1940 foi alvo de nova reconstrução. Recentemente foi mais uma vez sujeito a obras de beneficiação e preparado para visitação.
Pode-se caminhar em algumas partes da muralha e temos uma visão de conjunto.
Do castelo, da aldeia onde sobressai a igreja matriz que é do século XVII e muito mais longe, num outro morro, vimos o miradouro Miradouro de Nª Senhora do Viso que avista vários distritos.
O castelo de Numão está classificado como Monumento Nacional
O complexo de Édipo de Numão faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.