O que são Ecopistas*?
Ecopistas são vias de comunicação autónomas, reservadas a deslocações não motorizadas e que permitem percursos turísticos, desportivos, educativos e de sensibilização ambiental, para a prática de passeios pedonais, em bicicleta, cadeira de rodas, patins e outros meios de mobilidade suave.
Socialmente inclusivas e ecologicamente sustentáveis, as Ecopistas são concebidas num quadro de desenvolvimento integrado, que valorize o meio ambiente e a qualidade de vida, e que cumpra as suficientes condições de largura, inclinação e qualidade de pavimentação, de forma a garantir uma utilização em convivência e segurança por parte de todos os utentes, independentemente da idade e condição física dos mesmos.
A utilização dos caminhos, canais e vias ferroviárias desativadas constitui um suporte privilegiado para o desenvolvimento das Vias Verdes (Declaração de Lille, para uma Rede Verde Europeia, 12 de setembro de 2000).
*Designação em Portugal para Vias Verdes
Trajeto
Sernada do Vouga a Viseu |
Extensão Potencial
79,150 km |
Extensão Executada
10,452 km |
O único troço desta Ecopista em funcionamento está inserido no concelho de Sever do Vouga, tem o seu início próximo da foz do Rio Mau, ao km 66,450 e termina em Fontelas, ao km 76,902, numa extensão de 10,452 km.
Este percurso atravessa cinco túneis e uma ponte centenária inserida na Ecopista, a Ponte do Poço de Santiago, ponte monumental que é um símbolo de identidade de toda a região e ex-líbris do município de Sever do Vouga.
Considerada uma das mais altas pontes em alvenaria de pedra de Portugal, atinge 28,5 m de altura e é composta por onze arcos de volta perfeita que suportam um tabuleiro com 165 m. Com um vão de 55 m, o arco maior alcança toda a largura do leito do rio.
Ao passar por esta ponte, abre-se diante de nós um espetáculo deslumbrante, embora a sua altura possa fazer tremer os mais suscetíveis a vertigens.
O Vale do Rio Vouga, com as suas paisagens espetaculares, marca esta Ecopista que se desenvolve entre zonas florestais e agrícolas muito caraterizadas pelos laranjais.
Junto à antiga Estação de Paradela, local muito bem conservado, ergue-se a Fábrica de Massas do Vouga, ostentando ainda um estilo próprio da revolução industrial.
Pingback: LINHA DO VOUGA – UMA VISITA VIRTUAL - Andarilho