São muitas as opções para quem vai descobrir a lezíria de Coruche: apanhar um pouco de sol, nadar nas águas calmas do Sorraia, fazer canoagem, caminhar nos trilhos ao longo das margens ou simplesmente contemplar a paisagem urbana de Coruche e da planura da lezíria.

O ponto de partida é o Parque do Sorraia. Uma zona verde, ajardinada, e que marca a transição da área urbana para as paisagens naturais do Ribatejo.
A praia fluvial fica próximo da ponte metálica do principal eixo rodoviário que atravessa Coruche.

O areal estende-se por várias dezenas de metros até a um pequeno cais onde Joaquim Conceição se preparava para iniciar a sua atividade diária de canoagem.

“Faço todos os dias. O rio é muito bom para a prática de desportos e a parte de cima do rio, para onde pouca gente vai, é linda. É fechada nas margens, fica muito bonita. Tem muitos animais, patos”

Joaquim Conceição refere-se à entrada do rio na vila e que podemos descobrir através de um trilho.
Seguindo o movimento do rio, a partir da ponte rodoviária, “esta parte é muito boa para a pesca e outro tipo de desportos.

A nível dos desportos é muito bom. Somos poucos a fazer canoagem. Há mais gente na pesca.”

Joaquim Conceição pratica canoagem há vários anos no Sorraia e elogia a qualidade da água, “é transparente, não é muito poluída, a água é boa”.

A montante do cais e da praia fluvial o rio Sorraia esconde-se após uma curva. A jusante mostra a sua vitalidade alargando as margens.

De um lado, o casario ergue-se até ao castelo. Na outra margem, o rio alaga terrenos e ao longo do ano ajuda a crescer as culturas de milho, tomate ou arroz.
Nesta margem há um percurso pedestre. Temos a vista geral da vila, com o casario até ao castelo, e o rio a replicar os raios de sol. No sentido inverso é o horizonte plano da lezíria com alguns tratores a aplanarem ainda mais a terra.
As árvores plantadas à beira do rio revelam que o trilho é recente. Pela quantidade de pessoas que encontramos também deve ser dos preferidos. “Circulam de um lado do rio até lá abaixo. Depois há uma ponte pedonal, atravessam a ponte e voltam a subir. A paisagem é bonita, de campo.”

Na área do parque do Sorraia há espaços verdes ajardinados, cafés, estruturas de apoio e bancos para vermos Joaquim Conceição a passar na canoa no meio do rio. Outro ponto de observação interessante é na passagem para peões da ponte metálica em cima do Sorraia.

Passeio ribeirinho e praia fluvial de Coruche faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *