O cenário natural é fantástico. Um vale com centenas de metros de profundidade emparedado em escarpas enormes. O cinzento da rocha passa para segundo plano com corpos a agarrem-se a fissuras para escalarem. Parecem lapas agarradas à rocha.

O cenário natural de Penha Garcia é deslumbrante. Blocos de granito ou quartzito orientam o olhar em linhas verticais de dezenas de metros de altura.

Fissuras que marcam também a linha do tempo e que ainda vai dar para filmes tipo Guerra dos Tronos.

É relativamente fácil encontrar icnofósseis que revelam a formação das rochas há quase 500 milhões de anos no meio do grande oceano.
Outros blocos de rocha são aproveitados para escalada.

É frequente os visitantes da Casa dos Fósseis, dos moinhos ou os que vão dar um mergulho na piscina natural do rio Ponsul, olharem para o alto e verem corpos, que nem lapas, agarrados às paredes.

Domingos Rodrigues toma conta dos moinhos e da Casa dos Fósseis e já não se admira porque “vêm de todo o lado. Portugueses, espanhóis, tropas que andam a treinar….”

Encontrei dois espanhóis no sector Placa das Tartarugas, um dos 5 sectores onde se pratica escalada. Segundo me contaram a via foi equipada este ano e eles gostam “de estar em Portugal. Subimos para ver o grau de dificuldade. É um pouco mais larga do que as outras que já fizemos, mas também gostamos muito.”

Remus naturalizou-se romeno e vive em Moraleja, a cerca de uma dezena de quilómetros da fronteira de Monfortinho.

Foi o primeiro a chegar ao topo da via, uma placa granítica absolutamente vertical. “Em altura a mais extensa tem entre 35 a 38 metros. Eu tenho uma corda de 80 metros e sobrou-nos dois a três metros.”

Quando cheguei eles estavam sensivelmente a meio dos 38 metros de escalada, por isso, não sei o tempo que demoraram. Eles também não sabem.

“Nós nunca olhamos para o tempo. O que importa é disfrutar a escalada. Não se escala para competir ou ir mais rápido. Escala-se para se disfrutar, para passar bem as guias de forma correta e desconectamos com o tempo.”

Segundo referências técnicas em Penha Garcia as 40 vias de um a dois lances variam entre os 8 e 45 meros e o grau de dificuldade começa no nível III.

Vou ali escalar 38 metros em Penha Garcia e já venho faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *