O Monstro das Bolachas está escondido na serra de Sicó, próximo do lugar de Poios.
Uma escarpa calcária no topo da encosta é a casa do monstro.

Pequenas grutas desenham o rosto na falésia de calcário. Está virado para a aldeia de Poios, no alto do monte e destaca-se em paralelo com o santuário e miradouro da Senhora da Estrela.

“É muito bonito, uma rocha alta, como dois olhos e por  baixo uma boca. É como se fosse o monstro das bolachas.” A descrição é de Afonso, que vive na aldeia e já escalou a rocha, “subi com cordas. Foi um bocadinho difícil.”

A boca fica sensivelmente a metro e meio de altura e é uma cavidade pouco profunda. Os olhos estão mais altos. São mais sombrios porque as buracas, como são designadas aqui, são mais estreitas.

Há pequenas grutas nesta escarpa de calcário, mas nenhuma tem a forma inspirada no Monstro da Rua Sésamo.
Apesar de estar ligeiramente escondida por alguma vegetação, o monstro das bolachas tem visitas frequentes.

“É pelo facto de ser um ponto turístico, digamos assim.  As pessoas devem recolher informações na internet e depois visitam.”
O acesso é relativamente fácil porque fica próximo do miradouro da Senhora da Estrela. A cerca de uma dezena de metros de distância da estrada.

Alguns dos visitantes fazem escalada na rocha que terá cerca de três dezenas de metros de altura e onde estão fixos alguns apoios metálicos para a subida.
A escalada é muito praticada a cerca de um quilómetros, no Canhão de Poios, uma garganta de rochas que encimam um vale profundo e verdejante.

O miradouro e a igreja da Senhora da Estrela também se situa na mesma linha rochosa de calcário.

Parte do templo está protegida por uma gruta em forma de concha. No alto da encosta há um miradouro com vista do concelho de Pombal até à Figueira da Foz se o céu estiver limpo.
Em toda esta região há vários percursos pedestres.

O delicioso Monstro das Bolachas faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *