Nos dias de calor intenso de verão a praia fluvial de Fróia é um oásis nesta zona de Proença-a-Nova. Num ambiente quente e seco, típico do interior de Portugal continental, saltar para a água da ribeira é absolutamente refrescante. Mergulhei a meio da tarde e “um novo dia” começou.
Além do enorme espelho de água e da frescura da água da ribeira de Fróia que está sempre a correr, junta-se a envolvente natural, verdejante, que ameniza o vale com muitas sombras.
O ambiente agradável é ainda reforçado com azenhas de xisto que foram restauradas e pequenas cascatas.
Estão num dos extremos do espelho de água, onde a ribeira se alarga e a corrente é menor. Parece uma piscina natural rodeada de passeios de pedra onde se estendem as toalhas.
“Junta muita gente. Aos fins de semana, no verão, emigrantes e famílias e durante a semana é malta mais nova”, dizem Miguel e João que encontrei na praia, mesmo antes da abertura da época balnear.
Estava um dia de calor e eles encontravam-se próximo da zona mais funda, junto ao açude. Na parte superior há uma passagem pedestre. Era daí que saltavam.
“Tem esta ponte que dá para saltar, fazer truques. Costumo saltar dali e não há problema. Tem 3,5 metros de profundidade, não dá para chegar lá abaixo. O café também é bastante agradável. Penso que é uma das melhores praias do concelho.”
A piscina para os mais novos fica num desnível, após o açude. A queda de água ecoa por todo o vale a anunciar a praia fluvial.
Há ainda um parque infantil, estruturas de apoio e caminhos pedestres em redor da praia fluvial. Há acesso rodoviário.
Praia fluvial de Fróia: bonita, acolhedora e absolutamente refrescante na canícula em Proença-a-Nova faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Pingback: O refúgio da praia fluvial Couca Cerejeira no concelho de Proença-a-Nova - Andarilho