O castelo de Almourol, com o abraço do Tejo, é uma das fortificações portuguesas mais deslumbrantes. Uma das melhores perspetivas é do miradouro próximo de Arripiado, na margem sul do rio.
O castelo está no meio de um vale aberto, rasgado pelo rio Tejo. As paredes de pedrada fortificação ganham uma luminosidade diferente ao longo do dia.
É ao pôr do sol que ganha mais encanto com um brilho ocre, em contraposição ao espelhado das águas escuras do rio.
Do miradouro temos uma vista de conjunto. O castelo, o rio, a encosta granítica e rude e um extenso vale serpenteado pelo Tejo. Na outra encosta destaca-se uma linha paralela. É a via férrea que risca de branco o verde da colina.
Em frente ao miradouro há uma pequena escadaria que nos leva mais próximo do castelo. Quem quiser ir junto à zona ribeirinha pode seguir um trilho que desce a encosta.
António Vieira, que conhece bem o lugar, diz que “do miradouro até à base do rio são cerca de 100 metros.”
Quando terminava a escola no Arripiado, António Vieira fez muitas vezes este caminho e seguia depois até ao castelo. “Fui lá muita vez a nadar. Eu e outro rapaz. Mesmo quando o rio estava cheio e com remoinhos. Chegávamos lá, dávamos uma volta, umas brincadeiras e depois era o regresso até ao Arripiado. Fazíamos isto quando erámos novos, à saída da escola e até mais ou menos aos 17 anos de idade.
O miradouro é uma construção em tijolo e parte do espaço é coberto. Quando o bar está aberto, o que não tem sucedido ultimamente, há uma esplanada com vista para o castelo.
O pôr do sol acentua o brilho alaranjado dos tijolos. O mesmo sucede com a escultura em pedra de João Cutileiro.
Tem 6 metros de altura e está na parte mais avançada do miradouro, o que acentua a determinação do Guerreiro. É este o nome da escultura e remete para a ligação dos templários ao castelo de Almourol.
O acesso ao miradouro é livre e está iluminado durante a noite, talvez para quem queira ir ver a princesa Ari e o seu apaixonado, enlaçados nas águas do Tejo, como sucede na noite de S. João.
Esta é uma versão da lenda. Outra diz que que o alcaide, o pai da princesa, devido a um amor proibido, a prendeu no castelo.
O miradouro do castelo de Almourol no “abraço” do Tejo faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.