S. João escolheu um bom local para se isolar do resto do mundo. A mais de 850 metros de altitude, no alto de uma crista geológica da serra do Espinhal.
António Jesus Alves é vizinho e crente no S. João do Deserto. “Diziam que era um santo que andava por lá, a pregar no deserto. Certamente que se alimentava de água e mel, é o que diz o povo.
Na romaria fazem as promessas e vão lá. Eu também penso em S. Joãozinho quando tenho problemas para me ajudar.”
A principal romaria é no dia de S. João, a 24 de Junho, e no local, além da capela e de vários símbolos religiosos há também estruturas de apoio para a festa.
Só cruzes há cerca de meia dúzia. A que mais se destaca está no miradouro, no alto de um bloco de rochas onde se acede por uma escadaria de cimento. “É muito bonito. Do miradouro que tem as escadas consegue-se ver cinco cidades: Guarda, Leiria, Viseu, Coimbra e Figueira da Foz. Eu gosto muito de lá ir e é muito frequentado ao fim de semana. Até há gente que acampa.”
Em frente da capela branca, que tem a fachada virada para o mar, encontramos um painel informativo que nos confirma algumas povoações que vemos no horizonte. As mais próximas são Espinhal, Penela e Ferrarias de S. João.
No mesmo painel lemos uma citação de Eugénio de Castro que diz: “Com um bom binóculo e um pouco de imaginação avistam-se dali cinco Distritos, evidentemente, o de Coimbra: os Distritos de Leiria, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Aveiro. Subir alguns quilómetros para ver cinco Distritos, temos de reconhecer que vale a pena. E não se gasta nada, a não ser as botas”.
A vista é ampla. É uma paisagem verde com vários ondulados das serras.
António Jesus Alves vive numa aldeia próxima, no Trilho, na encosta da serra. No entanto, a partir daí até S. João do Deserto os caminhos são ingremes e algumas aldeias, de tão isoladas, acabaram por ficar abandonadas.
O acesso rodoviário é fácil e interessante porque uma parte do percurso é por uma estrada panorâmica, a N347, que liga Penela a Castanheira de Pera. Há um desvio que está assinalado para uma estrada de terra batida que nos leva até ao miradouro e santuário.
Outro acesso, igualmente com vistas panorâmicas para a serra. É por Ferrarias de S. João, mas é todo em terra batida.
S. João do Deserto com vista para cinco distritos da região centro faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.