O Cabo Girão, na Madeira, é uma das falésias mais altas do mundo e é a maior da Europa, com 580 metros sentidos de forma vertiginosa. No entanto, o que é mais fantástico é a vista do miradouro. Uma paisagem marcada pela linha infinita do mar e com o azul a contrastar com o escuro da rocha basáltica que marca a baía do Funchal e toda a linha costeira até Câmara de Lobos.

Do miradouro do cabo Girão temos uma vista que não se esquece. “É linda, é maravilhosa. Estava com receio de mau tempo, mas tivemos sorte. Está lindo e eu adoro ver o mar. É uma vista de tirar o fôlego. Como é o ponto mais alto temos uma vista muito diferente.”

Seguindo a descrição de Susana Santos, do miradouro conseguimos ver os cones vulcânicos da região do Funchal com o casario a desenhar as encostas.

Mais próximo vemos Câmara de Lobos e, finalmente, debaixo dos nossos pés, a plataforma de vidro, suspensa, que direciona o nosso olhar para o fundo da falésia, um pequeno estreito de terra junto ao mar.

Junto ao mar, no final da falésia vemos uma fajã , uma pequena faixa de terra cultivada.
O meu coração está a disparar depois de descer as escadas e passar para a plataforma. Não é que tenha vertigens, mas a sensação de ter de respirar fundo e olhar lá para baixo para perder o medo.”

A plataforma de vidro é uma construção recente e, na verdade, é próximo do mar que temos uma perceção mais clara (e assustadora) da colocação da plataforma.

Por exemplo, da praia do Vigário, próximo da baía de Câmara de Lobos, vemos o semicírculo metálico suspenso, apenas assente num extremo da encosta.

No interior da plataforma nem temos bem a noção de que estamos suspensos a meio quilómetro de altura. Uma inscrição no piso é que nos lembra a distância. A sensação de vertigem é mais sentida quando olhamos fora do varandim. “Não se tem bem a noção da altura. Se não estivesse escrito eu não teria a ideia da altura dos 500 metros porque parece ser menor.”

Nesta parte da costa da ilha da madeira há outras falésias, mas a maior parte da ligação ao mar é feita por encostas mais suaves. É surpreendente o aproveitamento dos terrenos, em socalcos, até aos pontos mais altos.

Cada pedaço é aproveitado para habitações ou pequenos espaços agrícolas. É uma paisagem marcada por uma forte intervenção humana.
O miradouro do cabo Girão está numa área classificada como Monumento Natural.
O acesso é fácil, há transportes públicos estruturas de apoio e ainda uma capela, local de peregrinações.

Cabo Girão: no miradouro da mais alta falésia da Europa faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *