O Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras é uma boa metáfora de como se transforma a morte em vida.Como um antigo matadouro, concebido no final do século XIX, se transformou em espaço de criatividade e até de manifestação de alegria com uma exposição permanente dedicada ao carnaval.
O Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras foi inaugurado a 25 de Abril de 2021 e ainda guarda a antiga fachada do edifício do matadouro.
Na porta principal, escrito em azulejos, está a referência ao matadouro que foi uma marca na cidade e em particular nesta encosta onde está situado.
“É ainda uma presença muito forte na memória e na vivência das pessoas. Existe uma geração que vive no bairro desta encosta que teve uma relação direta com o espaço.”
João Garcia Miguel, diretor artístico do Centro de Artes e Criatividade salienta igualmente que o projeto de renovação do edifício e da encosta está ainda amarrado a muitas histórias de vida.
A conversa com João Garcia Miguel foi num anfiteatro natural. O edifício alonga-se em curvatura pela encosta e o casario circundante.
“O terreiro não tinha esta forma oval tão bonita. Era o local onde recebiam os animais que depois seguiam o processo do matadouro.”
Enquanto decorria a conversa passou um grupo de crianças. Depois da visita à exposição permanente dedicada ao carnaval seguiam para oficinas onde desenvolvem a sua criatividade. Em particular com figuras e expressões associadas à irreverência característica do carnaval.
Este ano assinala-se o centenário do carnaval de Torres Vedras e as comemorações coincidem com a fase inicial da exposição permanente. É um salão enorme com duas dezenas de cabeçudos pendurados no teto. “O visitante encontra depoimentos, objetos que foram parte integrante de vários carnavais, vídeos que remetem para outros carnavais. A vivencia sonora, física, videográfica procura estimular a curiosidade do visitante. A exposição permanente é um objeto pensado com uma dimensão de exposição, mas também como uma construção artística.”
A exposição é um olhar alargado da vivência do carnaval. Há informação e objeitos alusivos a três dezenas de carnavais de vários continentes.
A relação com a cidade de Torres Vedras e a sua principal manifestação cultural, marca o passado e o presente, mas o centro de artes e criatividade quer ir muito mais longe. Este espaço manteve a relação com o carnaval , mas é mais um centro de artes contemporâneo.
Um espaço que engloba a criatividade em vertentes mais ligadas às artes plásticas, performativas, música, residência de artistas. É por isso, um centro que aborda as artes na relação com a cidade e o território. Há também um conjunto de espaços expositivos. É um espaço aberto à criatividade dos artistas.”
O projecto de arquitetura do edifício e da renovação da encosta é de José Simões Neves.
Torres Vedras: antigo matadouro é centro de artes e criatividade faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.