Os ossos estão arrumados a preceito. São filas verticais de crânios rodeados de tíbias e perónios, para dar maior solidez à construção que reveste as paredes interiores.

Correspondem aos ossos de mais de 600 indivíduos. Circundam um altar em alvenaria com velas e ao centro a cruz de Cristo crucificado.

A Capela dos Ossos de Monforte é muito pequena. Talvez 5 metros de comprido por 3 de largura. No interior sentimos uma grande proximidade com os crânios que nos rodeiam.

Na porta há uma grade de ferro. Dá para ver o interior, mas muita gente quer entrar e, por vezes, é Teresa Cunha, do Turismo de Monforte, que abre a porta. “Normalmente ficam muito admiradas. Algumas pessoas não querem entrar. Outras querem ver em detalhe. É algo fora do comum e as pessoas ficam com muita curiosidade.”

A Capela dos Ossos é propriedade da Misericórdia de Monforte e para se visitar a melhor alternativa é o contacto com o Turismo do município, “e se for um grupo convém que seja com alguma antecedência para se providenciaram recursos humanos de modo a complementar a visita a outros lugares de interesse da vila.”

A capela está adossada à igreja Matriz e em frente existe uma antiga capela onde trabalhos arqueológicos revelaram um esqueleto.

No caso da Capela dos Ossos, a forma alinhada dos crânios evidencia que foi construída num tempo breve, no decorrer do século XVIII. No entanto, as ossadas serão mais antigas, de épocas diferentes e estariam colocadas em cemitérios próximos da igreja matriz.

“Pensa-se que terá sido uma forma de solucionar a descoberta de muitas ossadas num cemitério que precisava de ser transformado.
A vila estava a crescer e o terreno era necessário para construção. Um pouco ao gosto da época, e inspirado na Capela dos Ossos de Évora, terão decido construir esta capela.”

No caso de Monforte, uma das vantagens da arrumação das ossadas na capela é que, ao contrário do que se passou em outras localidades, no século passado, quando dos arruamentos públicos, aqui não foram encontrados muitos ossos humanos. Estão bem guardados à espera de uma visita.

Capela dos Ossos de Monforte: bem guardados e à espera de uma visita faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *