Leiria tem a única catedral portuguesa sem torre sineira. Está um pouco mais acima da encosta, junto à entrada sul das muralhas do castelo, nas Portas do Sol.

O edifício da Sé Catedral está numa praça na zona antiga da cidade, em frente do final da Rua Direita.
Neste espaço urbano a Sé destaca-se entre o casario devido à imponência da fachada, toda branca.

É um dos locais de visita da cidade. “De gente de todas as partes do Mundo. India, Brasil, Espanha… e os portugueses. A maior parte das pessoas já vem com uma ideia do que vai visitar e já não conversam tanto connosco. Eu estou aqui há vários anos e antigamente gostavam das explicações que podíamos dar.”

Maria Eugénia faz o acolhimento aos visitantes. Uma das dúvidas que lhe colocam tem a ver com o altar da capela mor.

O retábulo é em madeira dourada, tem as figuras dos apóstolos evangelistas e na parte central pinturas sobre a Virgem Maria. No entanto, falta uma pintura num dos espaços encimado por uma inscrição em latim. “Era uma pintura sobre o nascimento de Jesus.

Desapareceu quando das invasões francesas e naquele espaço foi colocado um Cristo crucificado que, segundo dizem, estaria na Igreja da Pena do castelo. Em cima tem a inscrição Gloria Inexcelsis Deo, alusiva ao nascimento de Jesus. Quem vê com mais intenção interroga-nos depois sobre o significado da frase com a imagem de Cristo crucificado.”

Na sequência das invasões francesas há também registo de um incêndio.
Na capela mor destaca-se ainda um cadeiral e as caixas de órgãos. Ao lado da capela podemos ver um outro órgão mais recente.

“Foi inaugurado em 4 de Outubro de 1997. Os dois que estavam na Capela Mor, quando das invasões francesas, um ficou destruído, o outro foi recuperado e está na Senhora da Encarnação. Os cónegos quiseram deixar uma marca para este milénio e foi o órgão. Toca em todas as atividades festivas e sempre ao domingo, dias santos e feriados.”

A Sé Catedral foi construída em meados do século XVI e ao longo do tempo sofreu alterações. Uma das mais profundas foi após a destruição provocada pelo terramoto de 1755. Foi nesta altura que foi edificada a torre sineira próximo da muralha do castelo.

Devido a estas mudanças ao longo do tempo encontramos sinais de vários estilos, quer no interior quer no claustro.

A Sé Catedral é também a igreja paroquial de Leiria e tem cerimónias religiosas diárias.
Está classificada como Monumento Nacional.

A Sé Catedral de Leiria com a torre sineira a caminho do castelo faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *