A praia fluvial de Alqueva é aconchegante, serena e com um excelente enquadramento natural. A zona de lazer é ampla e a praia é bonita e refrescante até ao pôr do sol.
O prazer de partilharmos umas horas com a natureza é sentido logo à chegada. Vemos um extenso areal que abraça uma “baía” da albufeira de Alqueva.
O areal tem uma parte relvada e é recortado por um olival que circunda o cenário de fundo em contraste com o azul da água da albufeira.
Os vários equipamentos de apoio situam-se logo à entrada, perto do estacionamento. Ajudam a um dia bem passado, em particular quando se foge do calor do Alentejo.
Mesmo fora do Verão o espaço é procurado para passeios devido à calma que transmite, como revelam Marta Quintas e Ricardo Nunes, quando falei com eles, no início da Primavera.
“No Verão passamos aqui tardes agradáveis. É um lugar calmo, que recomendo. Mesmo fora do Verão apetece dar por aqui alguns passeios.”
Marta e Ricardo vivem em Moura. Costumam frequentar a praia fluvial de Alqueva no Verão e sentir o prazer da água amena: “há uma pequena corrente e a água é morna”
Habitualmente passam por aqui algumas horas, tal como “muitas outras pessoas que passam igualmente aqui o dia. Com frequência vemos estrangeiros.
A praia tem um restaurante de apoio e há outros na aldeia. Tenho uma tia que tem uma padaria em Alqueva e sei que há uma grande procura de casas para alugar para virem passar férias.”
A albufeira de Alqueva permitiu a criação de cinco praias fluviais e no Verão, quase todas, são muito procuradas. Alqueva é uma delas. “Depende dos dias. Também varia conforme a afluência de pessoas ao Alentejo. É mais fácil em Agosto do que em Julho, porque neste mês, há muitas festividades aqui na região.”
Marta e Ricardo levaram-me a uma outra área, mesmo ao lao da praia, onde há um cais. Tem uma vista magnifica para o grande Lago. “Dá para ver a barragem de Alqueva e o reflexo das nuvens na água. Tem uma vista bonita.”
Avistamos ao longe a barragem e a paisagem é dominada por um enorme espelho de água a refletir a natureza. Em conjunto com a praia fluvial, formam dois cenários muito interessantes para fotografia, como sublinha Marta –
“como é muito calmo conseguimos apanhar várias aves. O nascer e o pôr do sol oferecem também paisagens fenomenais.”
É fácil o acesso à praia fluvial e tem parque de estacionamento.
A zona de lazer fica a 1,5km de Alqueva, no concelho de Portel.
Praia fluvial de Alqueva: bonita e refrescante até ao pôr do sol faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.