A praia fluvial de Quadrazais é um oásis. Aproveita o rio Côa num lugar isolado, próximo da Reserva da serra da Malcata.
A zona de lazer, também conhecida por praia da Lameira, fica a pouco mais de um quilómetro da aldeia de Quadrazais, no concelho de Sabugal.
O espelho de água não é muito grande e nota-se em particular na época mais seca como sucedeu no ano passado.
O benefício é a água não ser tão fria. “este ano não está muito fria porque há pouca corrente. Mas, normalmente é fria. O espelho de água tem pé em todo o lado, dá pelo peito. Em tempos normais é possível mergulhar em algumas zonas.”
Luís Machado conhece bem a praia fluvial porque costuma ficar com amigos numa aldeia próxima, em Cerdeira do Côa. “Este é o quarto ano consecutivo. Costumamos visitar várias praias fluviais e esta é uma delas.”
Um dos motivos que vêm aqui é o sossego, mesmo nos dias em que a zona de lazer tem mais gente. “Parece um oásis no meio do deserto. Esta zona é muito quente e aqui dá para refrescar. Por outro lado, é um lugar tranquilo.”
A praia tem estruturas de apoio. É vigiada na época balnear, o areal tem alguns chapéus de colmo para proteger do sol e uma das zonas com muita sombra das árvores é onde fica o parque de merendas.
Este é um dos motivos de atração das famílias que costumam passar aqui a tarde.
O rio Côa nasce poucos quilómetros antes. Na chamada “serra das Mesas”, próximo da aldeia de Foios.
Praia fluvial de Quadrazais – um mergulho no rio Côa pouco depois da nascente faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.