São vários e deslumbrantes os cenários que contemplamos em muitos dos miradouros da ilha de Santa Maria nos Açores.
A surpresa do enquadramento natural, a beleza dos tons verdes que cobrem a ilha e o engenho humano com as construções de pedra em encostas de declive acentuado, marcam a paisagem.
O mais fotogénico é o da Vigia da Baleia, próximo da baía da Maia e com o Farol de Gonçalo Velho a destacar-se no topo do promontório, 200 metros acima do mar.
O miradouro situa-se numa antiga vigia da baleia e, por isso, tem uma excelente vista.
O azul do oceano é a cor dominante com o contraste forte do vermelho do farol que se projeta no meio do mar.
O promontório é um geossítio do Geoparque dos Açores e junto ao mar vemos ruínas de uma antiga fábrica da baleia. Encerrou na década de 60. Está rodeada de pequenas piscinas oceânicas e é utilizada esporadicamente por algumas pessoas para um banho.
O acesso ao miradouro da Vigia da Baleia é fácil, está próximo da estrada, mas conte, depois, com uma longa escadaria.
Deste local temos vista da piscina da Maia e das ravinas. No entanto, a paisagem mais interessante do conjunto é conseguida um pouco antes. Também junto à estrada.
O miradouro da Pedreira da Tia Raulinha oferece uma visão mais dramática da profundeza da baía da Maia com o corte abrupto das encostas. Em simultâneo, o labor da construção, pedra a pedra, dos inúmeros socalcos para a vinha, que quebram o acentuado decliva das encostas.
Miradouros para as praias de S. Lourenço e Formosa
Outro miradouro que nos oferece vistas fascinantes da natureza e do engenho humano é no alto da encosta que rodeia a baía de S. Lourenço.
Vemos uma das melhores praias de areia dos Açores e um dos mais bonitos enquadramentos paisagísticos da ilha de Santa Maria.
Os socalco definem a encosta com pequenas linhas horizontais que nos ajudam a ter uma noção mais clara da altura encosta verdejante.
Outro miradouro com vista para uma praia é o da Macela.
Está na descida para a Praia Formosa. Junto à estrada.
Os bancos de madeira convidam a uma pausa contemplativa para o vazio do oceano, a língua de areia da praia, na fronteira entre o mar e uma encosta íngreme também desenhada com linhas de pedra.
Igualmente na freguesia de Almagreira, vale a pena uma paragem no miradouro da Pedreira do Campo.
A vista é mais aberta, tal como no miradouro do Barreiro. A vista ondulada termina, sempre, no ilhéu de São Lourenço.
Picos
O miradouro com maior atitude é do Pico Alto.
A 587 metros acima do nível do mar temos uma vista ampla da ilha.
Por último, um dos mais fáceis, porque se encontra junto da principal estrada regional: o miradouro dos Picos.
Daqui observamos Vila do Porto e o Pico do Facho que ocupa sempre o foco do cenário marcado ainda por um ondulado verde, exuberante, e de vários tons.