O Cavalo Sorraia é uma raça única, corre o risco de extinção e corresponde ao cavalo primitivo selvagem do sul da Península Ibérica. Na Reserva Natural do Cavalo Sorraia, em Alpiarça, há 24 exemplares dos cerca de 200 que existem em todo o mundo.

O acesso à reserva natural é público e pode-se descobrir uma raça de cavalos doce, de pequena estatura, com crina e cauda de duas cores e que gostam de festas.

Daniel Brás estava num intervalo de aulas de equitação e adianta outras características do Cavalo Sorraia:
“tem 1.46m ao garrote e crinas bicolor, com duas cores características. O pardo amarelo (ou baio) e o pardo cinzento (ou rato).
São cavalos encontrados entre as margens do rio Sorraia pelo Dr. Ruy Andrade. É uma raça em vias de extinção”

A conversa foi num breve intervalo quando cerca de meia dúzia de jovens se preparavam para mais uma aula. No testemunho de um deles, “ando a cavalo, a trote, galope, às vezes uns saltinhos, várias coisas. Estou a aprender há um ano a evolução tem sido boa e gosto muito de cavalos.”

Os jovens iam à boxes buscar os cavalos e depois seguiam para o picadeiro. Alguns faziam pequenas pausas e acariciavam os cavalos que reagiam com sinais de agrado e sempre muito calmos.
Dizem que não é uma raça muito temperamental .
Os machos exprimem alguma vivacidade, mas são mansos e adequados para aulas de equitação.

Daniel Brás seguiu também para o picadeiro e foi dando indicações aos jovens. “Cada um tem o seu ritmo de aprendizagem. Uns são mais rápidos, outros mais confiantes. O que fazemos é isso, trabalhar a confiança deles. Temos cerca de 30 alunos particulares e protocolos com mais duas a três instituições.”

Na Reserva Natural do Cavalo Sorraia encontramos outros exemplares. É um espaço amplo, com 36 hectares, onde se podem observar outros animais.

A preservação da raça do Cavalo Sorraia é igualmente fascinante e o mérito vai quase por inteiro para o hipólogo Ruy de Andrade. Especialista em equídeos, há cerca de um século, reparou numa manada no vale do Sorraia, próximo de Coruche. Em investigações posteriores relacionou os cavalos com a espécie primitiva do cavalo selvagem ibérico.

Alguns anos depois, em 1937, adquiriu sete éguas e três machos, levou-os para uma herdade onde andavam em liberdade, como na fase primitiva. “Antes da seleção e melhoramento (…) que terá originado o cavalo de sela ibérico (que engloba as raças Puro-Sangue Lusitano e Pura-Raz, espanhola – e por influência destas, a grande maioria das raças de cavalo de sela do mundo.”

Sobre o Cavalo Sorraia pode obter mais informação aqui, na página da Associação Internacional de Criadores do Cavalo “Sorraia”.

Cavalo Sorraia: há apenas 200 em todo o mundo e 24 estão em Alpiarça faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *