A Pastelaria Ramos está situada na principal avenida de Aveiro, foi fundada como casa de chá em 1929 e além dos tradicionais ovos-moles, preserva a matriz da arquitetura e decoração original.

O salão principal da Pastelaria Confeitaria Ramos tem vitrines enormes para a rua que facultam a entrada de luz natural que se esbate no teto ondulado de azulejos castanhos e que projetam várias tonalidades e brilho. O mesmo sucede com um painel de azulejos mais escondido.
Nas palavras de João Carvalho, da família proprietária da Ramos, “a casa nunca fugiu às suas origens. Será das poucas em Portugal que se manteve fiel ao passado.”

O ambiente é sossegado. Cadeiras de madeira, largas e estofadas, acompanham mesas com tampo de mármore. Acolhem os clientes há várias décadas. “Estas cadeiras são muito antigas. Claro que já foram recondicionadas. São cadeiras que não se veem com frequência em pastelarias devido à forma, design e conforto. Desde o início que os donos da pastelaria procuraram um lugar confortável para se estar com família e amigos.”

A Pastelaria Ramos está situada numa das vias mais relevantes de Aveiro. Na Rua Dr. Lourenço Peixinho e “começou por ser a primeira casa de chá em Aveiro. Dirigia-se a um publico com tempo e posses para poder usufruir do serviço. Hoje é transversal. Tenho um cliente tranquilo, educado, que valoriza a pastelaria tradicional, de qualidade.”

Fotografias antigas e um desenho que retrata o ambiente na pastelaria evidenciam a marca da história de quase um século.
Em exibição nas paredes e mostruários vemos muitos produtos associados aos ovos-moles, mas na montra principal a pastelaria é mais diversificada.

“Somos das mais antigas produtoras de ovos-moles em Aveiro. Temos também outros produtos específicos como o nosso cartucho, criado nesta pastelaria.”

João Carvalho pertence à sociedade que é a terceira proprietária da pastelaria. O fundador, Aníbal Ramos, manteve o negócio até 1990.
Na verdade, o seu legado chega aos dias de hoje. Até na designação do espaço. Oficialmente é a Confeitaria Avenida, mas porque ficou na fala local como “a Ramos”, preserva os dois nomes.

Na fachada do edifício estão escritos os dois nomes que, de certa forma, ficam esbatidos com a beleza do prédio nº86.
A fachada é de cor amarela, de vários tons e é encimada com um frontão. A decoração é de figuras geométricas e destacam-se 6 janelas de madeira, grandes e uma varanda, no primeiro piso.

Os 95 anos da pastelaria Ramos em Aveiro faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *