Nem parece que estamos no Alentejo. A serra de S. Mamede rompe com a planície e o amarelo das searas dá lugar ao verde de florestas de castanheiros, carvalhos e em alguns lugares até encontramos cerejeiras.
Outra diferença é a presença destacada de blocos quartziticos no topo de algumas elevações. O ponto mais alto é o Pico de S. Mamede com 1025 metros de altitude.
Muitas destas escarpas são refúgio de aves. É o caso de uma espécie rara, a Águia de Bonelli que nidifica no meio das rochas e é o símbolo do Parque Natural da Serra de S. Mamede.
Há uma grande diversidade de aves. Foram registadas 150 espécies e algumas são raras como por exemplo a cegonha preta, o milhafre e o abutre preto. A serra de S. Mamede é um importante ponto de passagem da rota migratória entre a Europa e África. Uma das actividades preferidas dos visitantes é a observação de aves.
Na paisagem também se destaca grande quantidade de castanheiros bravos. Das muralhas do castelo de Marvão vemos uma grande extensão da serra até os olhos se fixarem em Castelo de Vide.
São as duas vilas que integram o Parque Natural. Elas avistam-se dos castelos que oferecem magnificas paisagens.
É também interessante o património histórico e cultural. Além das fortificações de Marvão e Castelo de Vide podemos descobrir monumentos megalíticos, como por exemplo o menir da Meada,
Tem 7.15 metros de comprimento. É o maior da Península Ibérica. Estava caído desde a época romana e foi descoberto em 1965. Pesa 15 toneladas. Foi reerguido recentemente.
Há também a presença romana que tem a cidade de Ammaia quase toda por descobrir e são ainda muitos hectares. No espaço agrícola há também as construções típicas desta região, cilíndricas, com mais de três metros de altura e são de xisto ou granito. Chamam-se chafurdões
A fauna e a flora do Parque tem registadas cerca de 800 espécies. É uma combinação do mediterrânica e atlântica, essencialmente na vertente norte da serra. Nos dias de calor podem-se aproveitar vários percursos de água.
A ribeira de Nisa, os rios Xévora, Caia e Sever que tem no lugar de Portagem uma refrescante praia fluvial. Fica próxima de uma ponte de pedra e da torre onde antes se pagava portagem no caminho entre Portugal e Espanha.
Um Alentejo diferente na serra de S. Mamede faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Ver Roteiros no concelho de Castelo de Vide
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:
Pingback: Túnel das Árvores Fechadas de Marvão – um dos mais icónicos conjuntos de árvores em Portugal - Andarilho