O castelo de Penela teve uma função importante na defesa de Coimbra. Essencialmente quando a corte se mudou para a cidade do Mondego no tempo da Reconquista.
O castelo está em cima de rochedos, a sua forma adapta-se ao terreno e as muralhas também variam em altura. Do tempo das guerras da Reconquista resta apenas o castelejo.
É a única parte da fortaleza que é da idade média. O castelejo terá sido construído no século XI e foi depois adaptado a torre de menagem quando o castelo foi alargado.
Joana Forte trabalha no posto de turismo, mesmo ao lado do castelo, e as remodelações a que ela se refere alteraram significativamente a estrutura defensiva, ampliando as muralhas. No entanto, o castelo foi perdendo relevância e esteve quase em ruínas. Em meados do século passado realizaram-se obras de reconstrução que hoje nos permitem caminhar ao longo das muralhas.
Vê-se a vila aos pés do castelo, a descer a encosta e o horizonte alarga-se com as serras.
A Norte e Nordeste temos as terras do xisto. Uma paisagem de verde profundo, mais escura. A Sul e Sudoeste está a Serra de Sicó muito característica pela sua aridez lunar e cristas quartziticas.
Do castelejo, com pé firme em cima dos rochedos, temos quase uma vista de 360º.
Mesmo ao lado está a igreja de S. Miguel que no interior tem uma estátua da Virgem com o Menino. É da autoria de João de Ruão, um dos artistas mais conhecidos do Renascimento na região de Coimbra. Fez muitos trabalhos em pedra de Ançã.
No interior da igreja também era para estar uma relíquia de S. Sebastião se fosse cumprida a vontade de D. Pedro que a recebeu de um Papa. O príncipe foi senhor de Penela e até construiu um paço no castelo que também desapareceu.
Numa praça da vila D. Pedro está retratado num interessante trabalho do escultor João Cutileiro.
O castelo de Penela está classificado como Monumento Nacional.
Castelo e castelejo de Penela faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Esta edição contou com o apoio do Turismo Centro de Portugal.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: