A bonita capela de S. Pedro fica no lugar com o mesmo nome, a um quilómetro de Arganil. Facilmente se destaca à beira da estrada (N342) devido à sua arquitetura e ao recurso de seixos na sua edificação.
É uma construção antiga, com mais de sete séculos. “Está classificada como Monumento Nacional e é um dos edifícios mais antigos de Arganil. É do séc. XIII, foi manda construir por D. Marinha Afonso e a D. Fernão Rodrigues Redondo, senhores de Arganil.”
Seguindo a as palavras de Fernando Neves, arqueólogo do município de Arganil, os senhores de Arganil, no tempo do rei D. Dinis, mandaram ainda construir o paço senhorial, mas nada resta da construção. A capela também não foi utilizada como panteão porque o casal mudou-se para Santarém.
A capela acabou por ser adaptada a culto e tem como patrono S. Pedro. “Tem uma imagem de S. Pedro do séc. XV e transformou-se num dos símbolos de Arganil. É uma capela com influência gótica, muito sóbria. Não tem grandes decorações. Tem três naves com arcos quebrados e três capelas. No interior está uma pia em que se desconhece a época e o local onde foi encontrada.
Além do S. Pedro tem mais duas imagens muito antigas que foram encontradas perto do rio Alva e que foram lá depositadas.”
As imagens estão nas pequenas capelas que se encontram na cabeça do edifício.
Quando visitei a capela, nas festas de S. Pedro, estavam no interior vários bancos corridos de madeira e via-se bem o restauro no teto de madeira realizado há dois anos.
Há poucas janelas, o interior é sombrio e apenas as paredes claras com os seixos e o arenito dão um tom quente. “Não foi concebida para ser uma capela com grandes floreados. É uma capela funerária que já recebeu muitas alterações do ponto de vista arquitetónico, mas mantém a sua traça original, as paredes e os materiais. Os materiais são daqui. São seixos rolados e arenito desta região. É um aproveitamento de materiais de construção locais”
No exterior os seixos brilham com a luz do sol, mais anda com as serras em cenário de fundo. “A capela é muito bonita. Quem a conhece fica impressionado. Não só pela capela, mas também pela envolvência, a paisagem em que ela está inserida.”
É hábito a capela estar aberta nos dias da festa de S. Pedro. Fora desta época, para se visitar tem de haver um contacto prévio com o município para uma visita guiada.
A capela de S. Pedro que é Monumento Nacional faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.