A vila de Coronado fica a 17km do Porto mas é caracterizada como um vale agrícola e há quem aposte na preservação deste ambiente rural. Outro desafio é a dignificação dos burros, em particular da raça autóctone de Miranda.

Vários burros são os anfitriões de quem visita a quinta. A iniciativa é da Associação para a Proteção do Vale do Coronado, uma organização ambientalista que aposta na educação e sensibilização ambiental.

site_parque_biologico_burros_0984
Burros de Miranda

Os burros de Miranda não dão apenas as boas vindas. São também companheiros de passeios. A Associação, que vive muito do voluntariado, promove ainda caminhadas interpretativas, plantação de espécies autóctones e percursos com uma componente cultural muito associada ao património rural.

Uma outra iniciativa que já começa a ganhar tradição, é a Zurra.
É anual e a edição deste ano é no próximo domingo, dia 23. É muito mais do que a festa do burro ao juntar os animais que vivem no Coronado com outros da Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino de Miranda do Douro, (AEPGA).

Burro de Miranda
Burro de Miranda

A Zurra pretende dignificar e promover o burro mas acrescentam a vontade de um modo de vida sustentável e em sintonia com a natureza. Esta mensagem é reforçada através de muitas obras de arte de artistas convidados. A mensagem é transmitida em linguagens tão variadas como fotografia, teatro, artes plásticas…. É por este motivo que a Zurra é resumida no slogan “Burros, Arte e Natureza”.
A entrada é gratuita e o programa dirige-se a família.
Zurra faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Zurra, pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *