Junta-se o útil ao agradável. Pode-se fazer as vindimas, dar um passeio e até provar um vinho que tem o propósito de todos os anos ser melhor do que o anterior.

Um passeio pelo Jardim Botânico ©sf-UTAD
Um passeio pelo Jardim Botânico ©sf-UTAD

A proposta é visitar as vinhas da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD), mesmo as que funcionam como laboratório e dar um passeio pelo Jardim Botânico que, com os seus 120 hectares, é o maior da Península Ibérica.

O Alumni da UTAD ©sf-UTAD
O Alumni da UTAD ©sf-UTAD

Há o designado percurso do vinho e o próprio restaurante universitário tem uma marca de vinhos que se chama Alumni. O nome tem a ver com o facto de ser produzido pelos antigos estudantes.
Cada ano há um responsável que nomeia o do ano seguinte com a expectativa de que cada ano supere o anterior em termos de qualidade.

Fontainha Fernandes, Reitor da UTAD
Fontainha Fernandes, Reitor da UTAD

Conforme se percebe rapidamente pelas palavras do Reitor da Universidade, Fontainha Fernandes, o tema é levado muito a sério porque a UTAD especializou-se e apostou como marca internacional a vinha e o vinho.

Vindimas nas vinhas da Universidade  ©sf-UTAD
Vindimas nas vinhas da Universidade ©sf-UTAD

Todas as áreas de conhecimento que são leccionadas têm a vinha e o vinho como uma das referencias. Quem visita a UTAD pode ficar com uma percepção desta aposta e de todo o trabalho cientifico sobre o vinho.
Existem espaços laboratoriais que podem ser visitados e a Universidade está também a desenvolver novas valências nas áreas da gastronomia e enologia.

Vinha da UTAD   ©sf-UTAD
Vinha da UTAD ©sf-UTAD

Os roteiros têm a identificação das plantas que estão associadas às regiões vinhateiras. É o caso da própria Universidade porque parte dos seus 120 hectares fazem parte da Região Demarcada do Douro.
Vindimas com ciência na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Vindimas com ciência na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *