Viver com os pastores, acompanhar os rebanhos e fazer o queijo é esta a proposta do Núcleo Museológico da Pastorícia no Salgueiro, no concelho do Fundão.
Salgueiro é uma terra de pastores, quase todas as pessoas trabalhavam nas quintas. Os homens na pastorícia e as mulheres a fazerem queijo.
Tendo em conta esta tradição, foi criado um núcleo museológico com objectos, utensílios, roupas, testemunhos e fotografias. O objectivo era estudar, recolher e divulgar as práticas locais de pastorícia.
A “Casa do Pastor” foi entretanto reformulada e agora o objectivo é ser o ponto de partida para um conjunto diversificado de experiências.
Passar para ecomuseu, não estar confinado a um único edifício mas ter uma acção por um amplo território com a mesma identidade cultural.
Os visitantes obtêm algum conhecimento na Casa do Pastor mas podem depois ter um contacto directo com os pastores e as queijeiras. Ir a uma quinta acompanhar um rebanho, fazer um queijo…, sentir e viver experiências que há séculos se transmitem de geração em geração.
A Casa do Pastor está no centro histórico da aldeia, muito próximo da igreja matriz e do coreto.
É nesta área que está também o solar D. Frazão com uma escadaria de pedra que leva à entrada que está encimada com um brasão.
Neste espaço antigo foi também requalificado um largo, que se chama agora Largo da Pastorícia e tem a novidade de te um mural, dedicado ao mesmo tema. Chama-se O Guardador de Rebanhos.
Por ultimo, igualmente numa perspectiva de turismo cultura, merece referência o Pátio das Ideias, uma “casa museu” do encenador Nuno Miguel Henriques que guarda o espólio da família. É um espaço aberto aos visitantes e aos conterrâneos interessados também em teatro e poesia.
O Salgueiro pertence à freguesia dos Três Povos que junta ainda Quintãs e Escarigo.
Os povos estão quase seguidos, ao longo da estrada e o território é marcadamente agrícola.
Há vestígios arqueológicos e muito do património edificado é de cariz religioso. Na gastronomia recomendam, entre outro, Bolos de Azeite e Migas de Bacalhau a “Parva”.
No Salgueiro sê Pastor faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.