Viver com os pastores, acompanhar os rebanhos e fazer o queijo é esta a proposta do Núcleo Museológico da Pastorícia no Salgueiro, no concelho do Fundão.

Pastor ©J. Frguesia Três Povos
Pastor ©J. Freguesia Três Povos

Salgueiro é uma terra de pastores, quase todas as pessoas trabalhavam nas quintas. Os homens na pastorícia e as mulheres a fazerem queijo.

Objectos da pastorícia
Objectos da pastorícia

Tendo em conta esta tradição, foi criado um núcleo museológico com objectos, utensílios, roupas, testemunhos e fotografias. O objectivo era estudar, recolher e divulgar as práticas locais de pastorícia.

Museu da Pastorícia
Museu da Pastorícia

A “Casa do Pastor” foi entretanto reformulada e agora o objectivo é ser o ponto de partida para um conjunto diversificado de experiências.

Objectos da pastorícia
Objectos da pastorícia

Passar para ecomuseu, não estar confinado a um único edifício mas ter uma acção por um amplo território com a mesma identidade cultural.

Rebanho numa quinta próximo dos Três Povos
Rebanho numa quinta próximo dos Três Povos

Os visitantes obtêm algum conhecimento na Casa do Pastor mas podem depois ter um contacto directo com os pastores e as queijeiras. Ir a uma quinta acompanhar um rebanho, fazer um queijo…, sentir e viver experiências que há séculos se transmitem de geração em geração.

A Casa do Pastor está no centro histórico da aldeia, muito próximo da igreja matriz e do coreto.

Brasão do solar D. Frazão
Brasão do solar D. Frazão

É nesta área que está também o solar D. Frazão com uma escadaria de pedra que leva à entrada que está encimada com um brasão.

O Guardador de Rebanhos.
O Guardador de Rebanhos. ©JF Três Povos

Neste espaço antigo foi também requalificado um largo, que se chama agora Largo da Pastorícia e tem a novidade de te um mural, dedicado ao mesmo tema. Chama-se O Guardador de Rebanhos.

Por ultimo, igualmente numa perspectiva de turismo cultura, merece referência o Pátio das Ideias, uma “casa museu” do encenador Nuno Miguel Henriques que guarda o espólio da família. É um espaço aberto aos visitantes e aos conterrâneos interessados também em teatro e poesia.

Coreto no Salgueiro
Coreto no Salgueiro

O Salgueiro pertence à freguesia dos Três Povos que junta ainda Quintãs e Escarigo.
Os povos estão quase seguidos, ao longo da estrada e o território é marcadamente agrícola.

Igreja no Salgueiro
Igreja no Salgueiro

Há vestígios arqueológicos e muito do património edificado é de cariz religioso. Na gastronomia recomendam, entre outro, Bolos de Azeite e Migas de Bacalhau a “Parva”.

No Salgueiro sê Pastor faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *