Castelo Melhor é um bom exemplo da Ibéria. Haverá poucas povoações em Portugal onde a entrada se faz por um largo em que se homenageia um rei leonês.

D. Afonso IX
D. Afonso IX

site_melhor_busto_1535Um busto do rei Afonso IX, “Rei de Leão e da Galiza” dá as boas vindas e assinala que Castelo Melhor recebeu os foros do reino de Leão e só passou para Portugal com o tratado de Alcanices em 1297.
No ano seguinte D. Dinis confirma o foral e julga-se que Castelo Melhor seja posterior a Castelo Bom devido à designação adoptada.

Após as boas vindas pelo rei de Leão e da Galiza descemos a rua principal que atravessa a povoação.

Vista de Castelo Melhor a partir do castelo
Vista de Castelo Melhor a partir do castelo

Poucas pessoas andam nas ruas. A aldeia tem pouca gente. Uma senhora de idade, muito simpática indica-me o caminho até ao castelo. Ida e volta porque é simples: sempre a subir.

O castelo e Castelo Melhor visto da estrada
O castelo e Castelo Melhor visto da estrada

Da estrada que dá acesso a Castelo Melhor ficamos com uma ideia da dimensão das muralha. Quando nos aproximamos essa percepção é reforçada porque a estrutura defensiva é um anel que protege o cume da encosta.
A origem da construção é dos tempos do rei de Leão e parte da muralha ainda se mantém robusta.
Entrada da fortificaçãoA entrada faz-se por um arco e nos séculos XII e XIII terá havido aqui um pequeno grupo de casas mas a população preferiu ir viver para o vale.

O poço que está no interior do castelo
O poço que está no interior do castelo

Agora só se vê um poço. Dizem que tem uma ligação subterrânea à capela de uma das sete irmãs que fica no cume de outro monte, no Miradouro do Anjo São Gabriel.

A entrada do castelo e ao longe o Miradouro do Anjo São Gabriel
A entrada do castelo e ao longe o Miradouro do Anjo São Gabriel

A distancia é muito grande e no meio fica o vale onde está o casario e a estrada que nestes dias tem muito movimento porque dá acesso a Penascosa onde há um importante núcleo de gravuras rupestres do Paleolítico Superior e que faz parte do Parque Arqueológico do Vale do Côa.

Vista para o vale do Côa
Vista para o vale do Côa

Do castelo temos ainda uma vista magnifica. Muito para além das serras que o rio circunda. Predomina o olival, alguns socalcos de xisto e muitas amendoeiras que em fevereiro/Março vão colorir as encostas.
Vista do casario de Castelo MelhorMuitas construções são ainda de xisto. A igreja tem um campanário com um galo grande. Dizem que quando está virado para Espanha indica que vai chover.
O castelo de Castelo Melhor está classificado como Imóvel de Interesse Público.
site_melhor_castelo_1518Não há melhor que Castelo Melhor faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Não há melhor que Castelo Melhor, pode ouvir aqui.
Ver Roteiro pelo concelho de Vila Nova de Foz Côa

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *