A praia fluvial da Tapada Grande está inserida no Parque Natural do Vale do Guadiana
e é um refúgio para o calor do Alentejo nesta região de Mértola. O Parque tem uma oferta grande de passeios e de descobertas. A pé, de carro, de bicicleta…e um dos lugares mais interessantes é o Pulo do Lobo.
Outra visita obrigatória é às Mina de S. Domingos que ficam mesmo ao lado da Praia da Tapada Grande.

É neste enquadramento que a praia fluvial da Tapada Grande pode funcionar como um apetecível intervalo na visita à região ou então como um ponto de paragem mais prolongado.

Albufeira e praia
Albufeira e praia

A procura pela água límpida não é apenas de pessoas daqui. Há muitos turistas e até espanhóis que também se refrescam na praia fluvial que este ano voltou a ter bandeira azul, um reconhecimento pela qualidade da praia que é feito desde 2012.

Praia com estruturas de apoio e vigiada
Praia com estruturas de apoio e vigiada

É também uma praia acessível, para pessoas com mobilidade reduzida, tem estruturas de apoio e um anfiteatro ao ar livre para concertos e cinema ao ar livre. Na época balnear estão programadas várias atividades.
A praia é vigiada, tem uma areal grande e um excelente enquadramento natural.

Cais de acesso à albufeira
Cais de acesso à albufeira

Por vezes ao fim de semana tem muita gente mas em outros dias é mais aprazível.
Dá para refrescar, fazer canoagem ou percursos pedestres que nos levam a descobrir o magnifico património das Minas de S. Domingos que merecem um programa exclusivo.

Zona circundante
Zona circundante

Outro percurso pedestre é na zona circundante da Tapada Grande que é a maior albufeira do Parque Natural do Vale do Guadiana.
Tem uma extensão muito grande e também uma história longa que remonta ao século XIX. Foi criada para fornecer água às Minas de S. Domingos e está ligada por um canal com outra albufeira, a da Tapada Pequena.

A albufeira é muito grande
A albufeira é muito grande

A albufeira da Tapada Grande tem uma bacia de milhares de metros quadrados, a profundidade em algumas partes chega a quase duas dezenas de metros e a água circunda pequenas ilhas com árvores que torna o lugar mais aprazível. Não apenas para as pessoas. Também alguns animais o sabem e nos percursos pedestres é fácil encontrar várias aves desta região, como por exemplo a galinha d’água, galeirão e mergulhão.

A praia tem um areal grande e muitas zonas de sombras
A praia tem um areal grande e muitas zonas de sombras

O refúgio de Verão na Tapada Grande faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e pode ouvir aqui.

Ver Roteiros no concelho de Mértola

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *