Muitos visitantes ingleses vão de propósito a Freineda, no concelho de Almeida, visitar o quartel general do Duque de Wellington, o homem que derrotou Napoleão em Waterloo.

A casa era a maior da aldeia, com uma capela ao lado e ainda é o ponto central de Freineda que na altura das Invasões Francesas tinha pouco mais de duas centenas de habitantes.

Estátua de Wellington
Estátua de Wellington

Agora há uma estátua de Wellington, mesmo em frente à casa de pedra, com uma varanda decorada com flores.

É uma casa modesta (já foi maior a propriedade) e relativamente pequena para ter servido de quartel general e residência de um general que foi ganhando batalha atrás de batalha e que teve o seu ponto alto em Waterloo.

A casa e a capela são propriedade privada mas os espaços podem ser visitados, após autorização e a Junta de Freguesia de Freineda é o interlocutor indicado.

Referência a Wellington na parede da capela
Referência a Wellington na parede da capela

Com frequência chegam aqui grupos de turistas e em particular ingleses, tendo em conta o papel de Wellington na história dos britânicos.

Igreja Matriz
Igreja Matriz

No largo principal, fronteiro ao antigo quartel general está a Igreja Matriz que é do século XVIII e o elemento mais relevante é o tecto da capela-mor onde estão pintados a óleo 54 santos. Alguns populares dizem que Goya é autor de alguns retratos. Não há qualquer confirmação, deve ser apenas inspiração no facto de a fronteira com Espanha estar apenas a seis quilómetros.

Capela de Santa Eufémia
Capela de Santa Eufémia

No património religioso de Freineda destaca-se também a Capela de Santa Eufémia, que fica no alto, à entrada da aldeia. À entrada é uma forma de expressão porque, antes, existe a Freineda Gare, o outro lugar da estação de caminhos de ferro que é a penúltima paragem antes de Vilar Formoso.

Neste lugar existiam sepulturas antropomórficas escavadas nas rochas. A maioria forma destruídas, restam apenas duas ou três.

Interior da ldeia com rochedos de granito
Interior da aldeia com rochedos de granito

Freineda tem boas ligações rodoviárias, está muito próxima da A25 e quase a 800 metros de altitude. O rio Côa passa muito próximo e em alguns açudes é possível tomar banho.

Welll! Welll! Freineda faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, Welll! Welll! Freineda, pode ouvir aqui

Ver Roteiros pelo concelho de Almeida

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *