Germanelo é o nome de um castelo fora de prazo. Foi mandado construir por D. Afonso Henriques em 1143 para proteger Coimbra e o Mondego.
Só que, o Conquistador foi tão rápido que cinco anos depois já tinha tomado Santarém e Germanelo perdeu a sua razão de ser. Entrou em decadência e desmoronou-se tal como a sua relevância.
Restou parte de uma muralha que foi reconstruída por um professor universitário de Coimbra após ter comprado o castelo no século passado. A estrutura reconstruída é a linha da muralha que está virada para Norte e muito do material utilizado pertencia às muralhas originais. O castelo, através de um protocolo, ficou, entretanto, sob a gestão da Câmara Municipal de Penela.
Ao longo da muralha há um passadiço de madeira que nos leva a um miradouro e onde se concretiza um dos méritos mais relevantes do castelo: uma vista fantástica para o vale do Rabaçal e para outras elevações como o Jorumelo, o monte gémeo de Germanelo.
Joana Forte, do Turismo de Penela, aconselha que se complemente a deslocação com a ida a outro miradouro – “subindo a serra até ao Miradouro de Chanca, uma aldeia de calcário que fica na crista da serra, entre Penela e Soure. Tem uma vista desafogada da serra de Sicó”.
O castelo de Germanelo está a 367 metros de altitude e a vista que alcança foi um dos motivos para a sua edificação.

Castelo de Penela
Castelo de Penela

Outra razão tem a ver com a passagem neste local de uma via romana e que era necessário reforçar a defesa porque ficavam distantes os castelos de Penela e Soure.
Germanelo adapta-se ao piso rochoso do monte, tem uma forma triangular e no meio existe uma cisterna.
Na altura da guerra da Reconquista a defesa do castelo era assegurada por presos condenados a penas pesadas. Poucos anos depois, para incentivar o povoamento, D. Afonso Henriques criou aqui um concelho. A divisão administrativa teve um critério interessante que dependia da inclinação das encostas. “As que vertiam água para o lado de Penela, serão de Penela. As que vertem água para o lado de Ladeia, serão de Germanelo.” Outra iniciativa interessante foi a criação de um couto de homiziados. Os criminosos aqui chegados ficam livres de qualquer sanção da justiça.
O castelo de Germanelo está classificado como Sítio de Interesse Público.
Castelo de Germanelo onde os criminosos eram livres faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *