Um passeio pela natureza e a descoberta de construções com seis mil anos, uma delas classificada como Monumento Nacional,  é o propósito do Circuito Pré-histórico Fiais/Azenha, no concelho de Carregal do Sal.

É um dos vários percursos por sítios arqueológicos num concelho que tem o registo de algumas comunidades do Neolítico. Ao todo há mais de 80 sítios arqueológicos.
site_carregal_dolmen_DSCF3584São essencialmente monumentos megalíticos e há também vestígios de habitat, como é o caso do Ameal. Seria abundante em espécies animais de caça.
O Ameal é um dos sítios arqueológicos que faz parte do Circuito de Fiais/Azenha em que o mais relevante é o Dólmen da Orca ou Lapa da Orca.
Está bem conservado, tem ainda os esteios e a laje de cobertura e é dos mais monumentais da região com três metros de altura e um corredor de sete metros de comprimento. A cobertura, a mamoa, teria cerca de 20 metros.
site_carregal_dolmen_DSCF3580Ao longo do percurso, por meio de encostas ou à beira do caminho podemos encontrar outros monumentos. Um deles é a Orca2 do Ameal, uma das estruturas sepulcrais mais antigas, com seis mil anos.
site_carregal_dolmen_DSCF3589Ao longo do percurso de cerca de 4 KM há diversa informação e, como sublinha Rosa Maurício, responsável do Museu Municipal de Carregal do Sal, é fácil o acesso aos monumentos.
site_carregal_dolmen_DSCF3582Em todos os locais com interesse há painéis informativos. Outra possibilidade de visita é com guia e pode ser solicitado no Museu. No Museu é ainda possível ver vários objetos encontrados nos cerca de 80 sítios arqueológicos do concelho.
site_carregal_dolmen_DSCF3588Todo este esforço de preservação e valorização do património arqueológico começou nos anos 80 com a investigação do Programa de Estudos Arqueológicos da Bacia do Médio e Alto Mondego. Seguiram-se outros trabalhos que permitiram a criação de uma Carta Arqueológica, com o levantamento do património.
Circuito Pré-Histórico Fiais/Azenha faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *