Lapa do Lobo, uma aldeia no concelho de Nelas, é um centro cultural com atividades quase diárias e onde se fica perplexo com o envolvimento da população.

Vale a pena um desvio da auto estrada e seguir pela Nacional 234 entre Carregal do Sal e Nelas até encontramos a “aldeia cultural”.

Sede da Contracanto
Sede da Contracanto

Lapa do Lobo não é muito grande e na estrada principal o que se destaca é a sede da Contracanto, uma associação cultural que aposta na dança e no teatro para crianças e jovens. Foi criada há cinco anos e tem imenso sucesso, nomeadamente devido à excelente receptividade aos musicais..

Casas em Lapa do Lobo
Casas em Lapa do Lobo

É igualmente interessante percorrer as ruas do interior da aldeia onde domina a construção de granito, com arquitetura tipicamente beirã. Pequenas construções de pedra partilham as ruas com algumas casas apalaçadas.

Alojamento Casas de Lupo
Alojamento Casas de Lupo

Outras, em resultado de reconstruções recentes e dedicadas a alojamentos de charme, são apontadas como um bom exemplo. O traço é dos arquitetos João Laplaine Guimarães e António Gomes.

Fundação Lapa do Lobo
Fundação Lapa do Lobo

Foi aqui que começou um projeto com muita paixão alargada aos cerca de 800 habitantes da Lapa do Lobo. Os promotores têm ligações à aldeia, criaram em 2007 a Fundação Lapa do Lobo e a comunidade entrou num sem fim de atividades culturais.

Forno e assador comunitário
Forno e assador comunitário

De tal forma que não estranhe se ao lado do forno e assador comunitário, na paragem do serviço de boleias gratuito, encontrar um conto. É para ler enquanto se espera pela boleia.

Mês de férias do serviço de boleias
Mês de férias do serviço de boleias

O pólo central desta atividade permanente é a sede da Fundação.
Visitar as instalações da Fundação já é interessante devido ao projeto arquitectónico. É também um edifício de pedra, típico das Beiras e que foi reconstruído. Na galeria há sempre uma exposição patente ao público que costuma ter uma periodicidade trimestral. Por vezes no auditório estão a decorrer ações educativas com crianças da região.
site_lobo_fundacao_DSCF4882Nos fins de semana a maioria das pessoas que assistem à proposta cultural são da aldeia e da região adianta Carlos Torres, Presidente da Fundação. Desde o inicio que tiveram como objetivo envolver a população. “No principio as pessoas entravam na Fundação um pouco a medo e hoje não. Não há fim de semana em que não exista um evento cultural no auditório e contam sempre com uma grande participação das pessoas.”
site_lobo_DSCF4899Um dos melhores exemplos de como o projeto contagiou a comunidade local foi a iniciativa Lapa do Lobo – Aldeia Cultural, que juntou cerca de três mil visitantes num fim de semana repleto de atividades culturais. Vários eventos decorreram em simultâneo e alguns tiveram lugar nas casas das pessoas da aldeia.
site_lobo_fundacao_DSCF4886A Fundação tem ainda ao dispor da comunidade e dos visitantes uma biblioteca, ateliers de arte e escola de bordados e música. Um dos objetivos é preservar a arte dos bordados.
site_lobo_1365A Fundação patrocina bolsas de estudo e o serviço de boleias que rapidamente nos apercebemos com as paragens nas ruas. Pretende-se ajudar a mobilidade das pessoas, em particular das mais idosas. Uma carrinha de nove lugares anda por caminhos rurais até cana de Senhorim ou Nelas e em média transporta gratuitamente 850 pessoas por mês.

Carlos Torres, presidente da Fundação Lapa do Lobo
Carlos Torres, presidente da Fundação Lapa do Lobo

Lapa do Lobo – a aldeia cultural faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *