A Cascata do Aveiro é uma das mais altas de Portugal. Tem 110 metros e fica próxima do mar onde desagua a Ribeira Grande.
A queda de água tem vários patamares e o maior é a pique com o branco da espuma a sobressair do fundo negro do basalto.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=JKO106PQZpc]
No solo forma-se um percurso de água muito calmo que faz uma breve paragem num pequeno lago que é o lugar preferido dos patos.
A ribeira passa depois por debaixo de uma ponte e poucos metros à frente beija o Atlântico.
Muito afortunados devem ser os donos de uma moradia que está na encosta próximo da queda de água e também está virada para o mar. A aldeia Maia é vizinha da cascata.
É muito pouco o movimento na ponte e por vezes passam alguns pescadores. De resto é a natureza. A flora, a fauna e as várias camadas geológicas que mostram como Santa Maria foi ilha duas vezes. Primeiro com a forma de um vulcão e depois acabou por ficar submersa.
Nesse período, conforme refere Rita Câmara, directora do Parque Natural de Santa Maria, a ilha desapareceu completamente e houve sobreposição de elementos. Areais e animais. Uma segunda actividade vulcânica com lavas submarinas soterrou estes vestígios marinhos e novamente foi-se formando a ilha.
São essas formações geológicas que vemos na encosta sul da ilha. Na cascata também são visíveis até porque a queda de água tem uma forma cilíndrica.
Do lado esquerdo da cascata já se nota uma profunda intervenção humana com a construção de socalcos com pedras de basalto. São inúmeras linhas, pequenos quadrados, que sobem as encostas muito íngremes até à zona de São Lourenço.
A paisagem da vinha em socalcos, em curraleiras, ladeada por pedras de basalto é deslumbrante quando se pensa no trabalho que tiveram para construir aquelas estruturas.
Há alguns miradouros que têm uma vista surpreendente da paisagem da vinha em São Lourenço.
Uma outra vista deslumbrante é a do Farol da Maia ou Farol Gonçalo Velho. Um istmo que se afoita pelo mar adentro e no topo, a mais de 100 metros de altitude, tem um farol vermelho que de longe dá nas vistas, com três relâmpagos brancos com um período de 13 segundos.
Ver Roteiros na Ilha de Santa Maria
Este programa contou com ajuda à produção da Ilha Verde Rent a Car
O mergulho da Cascata do Aveiro é um dos episódios do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: