A cascata da Faia da Água Alta faz jus ao nome. É das mais altas em Portugal. Tem 60 metros de altura e é também uma das mais bonitas.

Faia da Água Alta ©Maschocalheiro Bemposta
Faia da Água Alta ©Maschocalheiro Bemposta

Tem apenas um senão. A quantidade de água da ribeira de Lamoso varia muito com as chuvas e da forma como anda o tempo é melhor não se fazer um planeamento muito antecipado. Foi o que me sucedeu em pleno Inverno. Com a ajuda de Vítor Hugo Gomes, que reside na Bemposta, ficamos a saber um pouco mais. Por exemplo que, sensivelmente a meio das escarpas há uma passagem estreita pelo interior da cascata. “Dizem que era um caminho de pastores mas devido à humidade e à vegetação é um percurso perigoso. Vítor Hugo Gomes já o fez mas reconhece que não é recomendável.

Faia da Água Alta ©Maschocalheiro Bemposta
Faia da Água Alta ©Maschocalheiro Bemposta

É nesta passagem que se regista o primeiro embate da água quando desfalece na encosta granítica. É uma zona rochosa com enormes pedras verticais e a água da ribeira conseguiu abrir uma falha para se projectar a dezenas de metros de altura. O curso de água junta-se depois à ribeira de Bemposta, afluente do Douro.
site_faia_alta3O acesso à cascata pode ser feito por um trilho a partir de Lamoso e adianta Luzia Salgado, do Turismo de Mogadouro, é o percurso mais procurado entre os oito que existem no concelho e que fazem parte do Parque do Douro Internacional. Neste trilho, no topo da subida abre-se o fantástico cenário da cascata e a perceção da altura é mais fiel após a descida da encosta. No tempo das chuvas Vítor Hugo recomenda que se aproveite o passeio para visitar outra cascata. A do Cuco que fica em direção à barragem de Bemposta.

Barragem de Bemposta
Barragem de Bemposta

A viagem pode ser complementada com uma ida à barragem e às enormes arribas do Douro que têm uma excelente vista do lado espanhol.

Vista do miradouro da Bemposta
Vista do miradouro da Bemposta

Outro ponto de interesse é Bemposta e a vista do miradouro. Se a visita for no tempo certo, é obrigatório ficar para as festas do Solstício de Inverno para ver o Chocalheiro de Bemposta.

Chocalheiro
Chocalheiro

Faia da Água Alta faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *