A represa natural da Louçainha

A praia fluvial da Louçainha está escondida no meio da serra e a mão humana limitou-se a adaptar o que a natureza já fazia com duas represas naturais.

A ribeira da Azenha faz aqui uma travessia mais lenta antes de se despenhar na cascata da Pedra da Ferida que fica um pouco mais à frente.

site_loucainha_1953A água surge por uma passagem estreita e depois forma dois largos espelhos de água.
site_loucainha_1952Um é vigiado e pode-se nadar. No outro não é permitido o acesso. Diogo Vidigal e outros escuteiros experimentaram a piscina de manhã e ele diz que “custou a entrar devido à temperatura da água mas depois aguenta-se bem.”
site_loucainha_1961No primeiro espelho de água há uma divisória que marca a separação entre miúdos e graúdos. Antes da ponte pedonal a água dá pela cintura aos miúdos entre 10 e 14 anos. Do outro lado, a profundidade vai aumentando e chega aos três metros, próximo da prancha.
site_loucainha_1960Diogo Vidigal estava a acampar com os outros escuteiros, numa zona próxima da praia onde há também um parque de merendas.

Restaurante
Restaurante

A praia está inserida numa área florestal. Além das estruturas de acesso e segurança, a única intervenção humana que se destaca é o restaurante que ao final da tarde se reflete no segundo espelho de água.
site_loucainha_1938De resto, quase toda a envolvência é natural. “O que atrai mais é a beleza deste sítio, completamente camuflado no meio da serra.”
site_loucainha_1950A praia fluvial da Louçainha tem sido distinguida com Bandeira Azul e faz parte da rede das Aldeias de Xisto.
A praia fica próximo da aldeia de Louçainha, no concelho de Penela, na zona do Espinhal, e tem acesso rodoviário.
site_loucainha_1941A represa natural da Louçainha faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s