É o único sítio do Mundo onde as pessoas vivem na boca de um vulcão. É o único lugar no mundo onde se cozinha diretamente na caldeira o cozido que é um prato tradicional. A nível religioso e cultural há também uma grande relação com o vulcanismo e a sismicidade, com procissões e preces que têm uma longa tradição. Conforme refere Hélia Palha, directora do Parque Natural de S. Miguel, estamos num vale que é a cratera de um vulcão. Adormeceu em 1630, depois de uma profunda transformação desta zona. É um dos três vulcões centrais activos e um dos sinais são as fumarolas.
Fumarolas onde se faz o Cozido das Furnas
Fumarolas onde se faz o Cozido das Furnas
Ficam ao lado da Lagoa e é onde fazem o cozido tradicional com as carnes a serem cozinhadas durante cerca de cinco horas nos vapores do vulcão. A paisagem é muito bonita. Uma lagoa enorme, serena a reflectir as árvores da encosta e a esconder alguns problemas da qualidade da água parada e que têm vindo a ser superados. São muito poucas as casas e uma das construções que sobressai e dá um toque de romantismo ao lugar é a Capela de Nossa Senhora  da Vitória.
A lagoa e a Capela de Nossa Senhora da Vitória
A lagoa e a Capela de Nossa Senhora da Vitória
O estilo gótico e a envolvência de um jardim dão-lhe ainda mais encanto. Esta relação com a natureza e a presença humana é igualmente harmoniosa na zona urbana onde domina a água. É uma das maiores hidrópoles da Mundo e a maior em termos de variedade de águas termais e minerais.
Piscinas de água quente da Dona. Beija nas Furnas
Piscinas de água quente da Dona Beija nas Furnas
São inúmeros os cursos de água, fontes e riachos e também espaços termais onde tomamos banho ao ar livre com a temperatura da água quente. Nuns casos a água a correr num pequeno vale como é o caso da Poça da Dona Beija ou água quase parada como no tanque termal do deslumbrante Parque Terra Nostra.
Lago de água termal na Terra Nostra
Lago de água termal na Terra Nostra
É uma experiência obrigatória e se estiver a chover ou de noite ainda se sente maior conforto. Não se estranha, deste modo, que as Furnas seja o local com mais visitantes de toda a ilha de S. Miguel.
A harmonia da Natureza com a intervenção humana nas Furnas
A harmonia da Natureza com a intervenção humana nas Furnas
É também um lugar de eleição para as famílias mais abastadas que depois da erupção do século XVII e da lenta ocupação humana do vale começaram aqui a construir as suas moradias de férias e que hoje integram o Parque Natural. Toda esta zona está classificada como Paisagem Protegida. Antes era um vale muito diferente. Houve sempre uma interacção entre o homem e a natureza. undefined Devido ao microclima as Furnas podem ser visitadas praticamente em qualquer estação do ano. A temperatura das águas termais não varia muito ao longo do ano e oscilam entre os 35 a 40 graus.
Hélia Palha, Directora do Parque Natural de S. Miguel
Hélia Palha, Directora do Parque Natural de S. Miguel
A magia das Furnas faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui. Screenshot 2019-02-20 at 00.40.26 Este programa contou com ajuda à produção da Ilha Verde Rent a Car O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:
Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *