O maior jardim botânico da península Ibérica tem 120 hectares e a particularidade de dar cor no dia a dia a milhares de pessoas que frequentam a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.
Juntam o útil ao agradável. O Jardim Botânico da UTAD é um espaço de lazer e também de investigação.

Jardim da UTAD
Jardim da UTAD ©sf-UTAD

Por outro lado, funciona como campus universitário e o enquadramento natural está na génese da Universidade em Vila Real. Quando a Universidade foi criada existia a Quinta de Prados e ao longo do tempo foram adquiridas mais quintas. Ainda nas palavras do reitor Fontainhas Fernandes, “estas unidades acabaram por ser fundidas no campus.

Um passeio pelo Jardim Botânico ©sf-UTAD
Um passeio pelo Jardim Botânico ©sf-UTAD

A UTAD deve ser a única universidade portuguesa que tem toda a área de investigação, ensino e serviços concentrada num único local.”
O Jardim botânico foi classificado internacionalmente em Maio de 1998 (pela Associação Ibero-Macaronésica de Jardins Botânicos) tem cerca de mil espécies vivas e 16 coleções temáticas.

Vindimas nas vinhas da Universidade ©sf-UTAD
Vindimas nas vinhas da Universidade ©sf-UTAD

Desde plantas medicinais e plantas aromáticas a muitas espécies arbustivas. Tem ainda a coleção de Trás os Montes e do Douro, “tudo o que são os grandes ecossistemas do interior de Portugal estão replicado no Jardim.”

Vinha da UTAD ©sf-UTAD
Vinha da UTAD ©sf-UTAD

A área agrícola é de cerca de 30 hectares e a coleção de Trás os Montes é de 10 hectares.
O acesso é livre. Qualquer pessoa pode visitar e uma das portas de entrada recomendada é o Centro Interpretativo. Podem-se fazer vários percursos e em cada um deles é possível aprofundar os conhecimentos. A descoberta dos detalhes de cada planta ou espécie pode ser feita através de uma aplicação digital. É um processo simples. As plantas estão referenciadas com um código que pode ser descortinado através de um telemóvel. O visitante “recebe toda a informação sobre a planta, a sua evolução e a forma como está disseminada pelo planeta.”

Jardim da UTAD ©sf-UTAD
Jardim da UTAD ©sf-UTAD

Esta preocupação em aplicar medidas amigas do ambiente vão ser reforçadas. O objectivo é criar um eco-campus. A Universidade desenvolve ainda, a partir de 2004, o programa Escola-Jardim onde incentiva os jovens a descobrirem a riqueza do jardim.

Fontainha Fernandes, Reitor da UTAD
Fontainha Fernandes, Reitor da UTAD

Aprender e passear no jardim da Universidade Trás os Montes e Alto Douro faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *