a href=”https://www.cm-nelas.pt/visitar/o-concelho/santar/” target=”_blank” rel=”noopener”>Santar, no concelho de Nelas, é uma vila com imensa história muito ligada à nobreza que deixou como legado inúmeros solares. Alguns têm séculos de existência e preservam os jardins que segundo o historiador João Ferreira Fonseca são do período barroco. Muitos são visitáveis.
Podemos ver as varandas em granito dos solares viradas para as plantas em disposição geométrica, lagos, fontes com figuras em granito e com azulejos e pequenos recantos com sombras e bancos. O efeito é exclusivamente decorativo e para passeio em pequenos corredores para avivar o colorido da vista e os aromas do olfacto.
Os brasões na entrada das casas ostentam as armas. Os jardins dão a conhecer os gostos. “Estes jardins respondem a um esquema arquitectónico porque existe uma ligação entre a arquitectura, o jardim e a mentalidade da época”.
Ainda nas palavras do historiador João Ferreira Fonseca, “os jardins criam espaços que servem os ideais e os costumes de uma época. Também as plantas que foram utilizadas revelam o gosto dessa época.”
Nove jardins dos solares de Santar estão a ser requalificados e seguem um projecto de Fernando Caruncho, um arquitecto de paisagens espanhol e um nome consagrado no aproveitamento de jardins e que pretende transformar Santar Vila Jardim. A ideia é fazer com que as pessoas percorram a vila de Santar através dos jardins “e com esse passeio consigam perceber as diferenças entre os vários jardins, perceber a época, as diferenças do gosto entre as várias famílias e permitam ao visitante ter uma abordagem do período barroco.”
Este projeto está na fase final e em breve podemos circular entre os jardins e também descobrir os produtos da terra que foi muito afamada e cobiçada: “Santar tem desde o vinho, ao queijo, ao pão. Santar tem uma terra muito fértil e é provável que seja aqui que nasceram os vinhos do Dão.”
Alguns dos percursos pelos jardins envolvem também a visita a vinhas e adegas.
Santar vila jardim faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: