a href=”https://www.cm-nelas.pt/visitar/o-concelho/santar/” target=”_blank” rel=”noopener”>Santar, no concelho de Nelas, é uma vila com imensa história muito ligada à nobreza que deixou como legado inúmeros solares. Alguns têm séculos de existência e preservam os jardins que segundo o historiador João Ferreira Fonseca são do período barroco. Muitos são visitáveis.
site_santar_jardim1_hdrPodemos ver as varandas em granito dos solares viradas para as plantas em disposição geométrica, lagos, fontes com figuras em granito e com azulejos e pequenos recantos com sombras e bancos.  O efeito é exclusivamente decorativo e para passeio em pequenos corredores para avivar o colorido da vista e os aromas do olfacto.
site_santar_jardim_DSCF4759Os brasões na entrada das casas ostentam as armas. Os jardins dão a conhecer os gostos. “Estes jardins respondem a um esquema arquitectónico porque existe uma ligação entre a arquitectura, o jardim e a mentalidade da época”.
site_santar_jardim_DSCF4771Ainda nas palavras do historiador João Ferreira Fonseca, “os jardins criam espaços que servem os ideais e os costumes de uma época. Também as plantas que foram utilizadas revelam o gosto dessa época.”
site_santar_jardim_DSCF4757Nove jardins dos solares de Santar estão a ser requalificados e seguem um projecto de Fernando Caruncho, um arquitecto de paisagens espanhol e um nome consagrado no aproveitamento de jardins e que pretende transformar Santar Vila Jardim. A ideia é fazer com que as pessoas percorram a vila de Santar através dos jardins “e com esse passeio consigam perceber as diferenças entre os vários jardins, perceber a época, as diferenças do gosto  entre as várias famílias e permitam ao visitante ter uma abordagem do período barroco.”
site_santar_jardim_DSCF4773Este projeto está na fase final e em breve podemos circular entre os jardins e também descobrir os produtos da terra que foi muito afamada e cobiçada: “Santar tem desde o vinho, ao queijo, ao pão. Santar tem uma terra muito fértil e é provável que seja aqui que nasceram os vinhos do Dão.”
site_santar_jardim_DSCF4760Alguns dos percursos pelos jardins envolvem também a visita a vinhas e adegas.
Santar vila jardim faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:Af_Identidade_CMYK_AssoMutualistaAssinaturaBranco_Baixo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *