A chamada “escola primária do Estado Novo” faz parte da memória de muitos portugueses e há uma imagem que atravessa essas recordações: o quadro de ardósia ao centro e na parte de cima um crucifixo. Do lado esquerdo a fotografia do Presidente da República. Do lado direito a imagem do Presidente do Concelho.
Outra memória é as cadeiras de madeira, com um tinteiro na bancada, todas alinhadas e viradas para o quadro e para o estrado. Era o território do professor ou das invaráveis chamadas ao quadro.
A secretária do professor costumava ficar num dos lados da sala e por vezes tinha visível a terrível “menina dos cinco olhos”, a régua que intimidava.
Os manuais escolares muito coloridos e patrióticos faziam despique com os mapas colocados nas paredes onde se mostrava o “Império”.
O respeitinho era muito bonito e era coerente com os valores ideológicos e doutrinários que sustentaram a escola do Estado Novo que morreu de forma abrupta com a revolução de Abril de 1974.
Em algumas antigas escolas foram recriadas essas salas de aula. Curiosamente uma delas é a Escola Museu Salgueiro Maia no concelho de Coruche. É no lugar de São Torcato onde Salgueiro Maia iniciou os seus estudos na escola primária.
Algumas destas recordações são partilhadas com os visitantes da Escola Museu que retomam o contacto com materiais que há muito deixaram de ser usados como são exemplo os tinteiros brancos e as canetas de aparo.
A Escola Museu Salgueiro Maia foi premiada várias vezes e faz parte do Museu Municipal de Coruche. Para se visitar convém um contacto prévio com o Museu,
No concelho de Carregal do Sal também existe uma escola onde se recria a antiga sala de aula da escola do Estado Novo.
Com o encerramento de várias escolas primárias e a passagem para um centro escolar, foi recuperada a antiga Escola Primária Conde Ferreira e tenta-se salvaguardar um património histórico que marcou muitas gerações. É uma viagem à infância de algumas pessoas, como diz Rosa Maurício, responsável pelo Museu Municipal.
Na sala podem-se ver as carteiras de madeira, o quadro de lousa, os ponteiros para escrever e diverso material didático que foi recolhido em outras escolas.
Para se visitar o Núcleo Museológico das Escolas Primárias de Carregal do Sal tem de se fazer marcação prévia no Museu Municipal e a visita é acompanhada com um guia.
A escola primária do Estado Novo faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:
Pingback: Escola Primária durante Estado Novo | Portugal Memória